Plano de Vacinação

Profissionais de saúde já começaram a levar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Alguns hospitais começaram esta semana a administrar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 aos profissionais de saúde. Hospital de Ovar e de Braga são dos primeiros a dar início ao processo.

Os primeiros profissionais de saúde de contexto prioritário do Hospital Dr. Francisco Zagalo-Ovar (Hospital de Ovar) que foram vacinados contra a Covid-19 no final do ano começaram esta semana a receber a segunda dose do fármaco da BioNTech/Pfizer. 

Segundo o presidente do Conselho Diretivo, Luís Miguel Ferreira, “o processo de vacinação é um importante passo nesta luta contra a pandemia para que possamos ter uma imunidade de grupo sólida e retomarmos, finalmente, a normalidade que há muito desejamos”. Por isso refere que é importante manter a serenidade e confiança no processo.

No entanto, apela à colaboração de todos porque esta luta ainda está longe de ser ganha.  “Estamos a viver um momento de enorme dificuldade e é fundamental que as pessoas cumpram as recomendações e orientações das entidades da saúde, porque nada ainda está resolvido. O impacto da vacina ainda vai demorar a manifestar-se e, portanto, sendo este o momento para aliviarmos a pressão dos hospitais, a colaboração das pessoas através do cumprimento das regras é fundamental”, rematou.

Já o Hospital de Braga conclui, esta 4ª feira, a primeira fase da administração da segunda dose da vacina a cerca de 790 profissionais.

Para o Presidente do Conselho de Administração, João Porfírio Oliveira, “num momento tão difícil da pandemia, a vacinação dos profissionais é fundamental para protegermos todos aqueles que diariamente lutam contra este inimigo comum”.

O responsável reforça, ainda “ser muito importante a continuidade da vacinação de forma célere para que assim se consiga vacinar o maior número de profissionais no menor tempo possível. Todos os profissionais são fundamentais para continuarmos a prestar cuidados de saúde atempados”.

Tal como Luís Miguel Ferreira, presidente do Conselho Diretivo do Hospital Dr. Francisco Zagalo-Ovar, João Porfírio Oliveira, reforça a necessidade de a população cumprir as recomendações das autoridades de saúde. “A vacinação é a esperança de todos, mas que urge continuar a cumprir-se todas as recomendações das autoridades da Saúde e do Governo para conseguirmos diminuir a propagação deste vírus que tanto tem assolado o nosso país”.

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock