Enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica

Professor Fernando Amaral é o novo Presidente eleito da ESEnfC

António Fernando Salgueiro Amaral é novo Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), eleito ontem (dia 20 de julho) para o quadriénio 2022-2026, após audição pública do candidato único a este órgão.

O docente, que tomará posse brevemente, assume a liderança da instituição, no último mandato exercida pela professora Aida Maria de Oliveira Cruz Mendes que, por limite de idade, não se recandidatou ao lugar.

Competência, compromisso e cooperação são palavras-chave – de resto, também o título – de um programa de ação, sufragado pelo Conselho Geral da ESEnfC, através do qual Fernando Amaral elege como prioridades a integração na Universidade (por direito próprio e agora também ancorado no início da oferta do doutoramento, programa de 3º ciclo ministrado em colaboração), a valorização do ensino, da cooperação e da internacionalização, o incentivo à investigação e a criação de uma escola aberta para o mundo.

«Garantir as condições para que nenhum estudante fique para trás em razão de condicionalismos económicos e ou sociais, consolidar a marca ESEnfC no panorama nacional e internacional e promover a Escola como um ambiente de estudo cultural e socialmente cativante e promotor do bem-estar para todos» são compromissos do professor coordenador da ESEnfC.

Por outro lado, o novo Presidente eleito assume «o propósito de uma gestão pelo conhecimento e na conciliação trabalho e vida particular, que permita desocultar os talentos de cada um dos profissionais e maximizá-los, não apenas para que a escola obtenha benefício, mas também para a criação de um ambiente onde cada um se sinta realizado profissionalmente e com maior satisfação e bem-estar».

Além deste «compromisso de trabalhar com todos», com uma candidatura a ocorrer «num tempo de grande imprevisibilidade», Fernando Amaral propõe-se «garantir a transição digital/tecnológica, promovendo a conceção de um verdadeiro sistema de informação, de modo a reduzir trabalho e esforço aos vários níveis da organização, evitando trabalho redundante, menor pegada ecológica, maior eficiência e mais satisfação».

Quem é Fernando Amaral Professor coordenador na ESEnfC, enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, com a opção de controlo de infeção, o novo Presidente da ESEnfC possui o curso de Pedagogia Aplicada ao Ensino de Enfermagem e o curso de Direção Estratégica de Instituições do Ensino Superior na Cátedra UNESCO da Universidade Politécnica de Catalunha. É mestre em Gestão e Economia da Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UC) e doutor em Gestão de Empresas, na especialidade de Estratégia e Comportamento Organizacional, também pela UC, onde realizou uma tese centrada na efetividade dos cuidados de Enfermagem.

Fernando Amaral foi, também, investigador principal de alguns projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pela União Europeia e pela Ordem dos Enfermeiros.

Na carreira docente desde 1988 – ingressou na Escola de Enfermagem de Bissaya Barreto –, o atual coordenador do Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais da ESEnfC já ocupou os cargos de presidente e vice-presidente do Conselho Científico, do Conselho Pedagógico. Fez, ainda, parte do Conselho Geral nos últimos tês mandatos. O Presidente da ESEnfC é eleito pelo Conselho Geral, órgão de governo composto por 25 membros: 14 representantes dos professores e ou investigadores, três representantes dos estudantes, um representante do pessoal não docente e sete personalidades externas de reconhecido mérito. A eleição é feita por voto secreto, requerendo uma maioria absoluta do número estatutário dos membros do Conselho Geral.

O Presidente da ESEnfC é o órgão superior de governo e de representação externa da instituição e a ele compete a condução da política da Escola, presidindo igualmente ao Conselho de Gestão. O mandato do Presidente tem a duração de quatro anos, sendo-lhe vedada a possibilidade de cumprir além de dois mandatos consecutivos.

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)