Atribuídos em 2022 pela sociedade honorífica Sigma

Professor e enfermeira do CHUC recebem prémios europeus de excelência em Enfermagem

O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Pedro Parreira, e a enfermeira do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Tânia Morgado, também assistente convidada na ESEnfC, foram distinguidos com os prémios de excelência de 2022 atribuídos pela Sigma Europa (sociedade honorífica de Enfermagem) aos enfermeiros que, nos últimos anos, se destacaram, respetivamente, nas áreas da “Investigação” e da “Prática Clínica”.

Os docentes da ESEnfC, que vão receber os galardões em junho, em Dublin (durante a 6ª Conferência Bienal Europeia da Sigma), arrecadaram metade dos prémios que a Sigma Europa agora atribuiu, sendo que, curiosamente, o prémio para a categoria de “Investigador de Enfermagem em início de carreira” coube à enfermeira brasileira Camila Biauz que, embora professora na Escócia, é também membro do capítulo português da Sigma (Capítulo Phi Xi).

«Estamos de parabéns. Arrecadamos três dos quatro prémios, de entre 11 capítulos europeus», disse, a propósito, a presidente do Capítulo Phi Xi, sediado na ESEnfC, professora Lurdes Lomba. Pedro Parreira (“Sigma European Nursing Excellence for Research Award 2022”), que ainda no ano passado conquistou dois outros prémios – o Prémio Empreendedorismo Prof. José Adriano, instituído pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, e um prémio de reconhecimento da excelência da investigação em Enfermagem realizada durante a pandemia, também da Sigma Europa, atribuído a uma equipa de investigadores que lidera –, é pós-doutorado em Ciências da Enfermagem, doutorado em Gestão e mestre em Comportamento Organizacional.

Professor coordenador, docente na ESEnfC há mais de duas décadas, Pedro Parreira foi fundador do Gabinete de Empreendedorismo da ESEnfC, outra área onde se tem destacado. Pedro Parreira é coordenador executivo do TecCare, eixo de desenvolvimento estratégico da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), acolhida na ESEnfC, que visa aliar o conhecimento e a prática clínica à investigação experimental desenvolvida no ensino superior no domínio das tecnologias dos cuidados de saúde, visando a inovação e a transferência de conhecimento para uma melhoria da saúde prestada às populações. E é autor e coautor de 18 livros, bem como de mais de uma centena de artigos indexados em revistas nacionais e internacionais.

Tânia Morgado (“Sigma European Clinical Practice Award 2022”) é enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (no Serviço de Internamento de Pedopsiquiatria do Hospital Pediátrico do CHUC), doutoranda em Enfermagem, mestre em Bioética e pós-graduada em Psicopatologia e Psicoterapia de Crianças e Adolescentes. Atualmente, é também membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, encontrando-se a desenvolver formação especializada em Intervenção Sistémica e Familiar.

Além de assistente convidada na ESEnfC (desde 2008), funções que também desempenha na Escola Superior de Saúde de Leiria (desde 2020), Tânia Morgado é, ainda, investigadora na UICISA: E, dedicando-se às questões da literacia em saúde mental nos adolescentes.

Docentes da ESEnfC e investigadores da UICISA: E totalizam 6 prémios da Sigma

Os professores da ESEnfC somam, assim, já vários prémios da sociedade honorífica Sigma, num total de seis. Em 2020, a também enfermeira no Hospital Pediátrico de Coimbra e docente na ESEnfC, Márcia Santos, foi distinguida pela Sigma, com o prémio de excelência na categoria de “Prática Clínica”. Dois anos antes, João Apóstolo, docente da ESEnfC e atual coordenador da UICISA: E, foi igualmente premiado pela Sigma, mas com o “European Recognition Nurse Award 2018″.

Mais recentemente, três enfermeiros da UICISA: E/ESEnfC mereceram o prémio "European Recognition of Nursing Excellence in Research during COVID-19”, com o qual a Sigma quis reconhecer a participação de Paulo Santos-Costa, Filipe Paiva-Santos e Cristina Costeira no maior estudo internacional, feito em 2021, sobre o impacto da doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e no bem-estar da pessoa com necessidade de cirurgia.

A Sigma (Sigma Theta Tau International - Honor Society of Nursing), fundada em 1922, nos Estados Unidos da América, é uma sociedade honorífica de Enfermagem que promove atividades com vista à melhoria da saúde das populações, através do desenvolvimento científico da prática de Enfermagem.

O Capítulo Phi Xi, acolhido pela ESEnfC, foi constituído em 2011, sendo composto por enfermeiros que se distinguem pela excelência na área clínica, na educação, na investigação e/ou na liderança em Enfermagem de instituições de saúde e ensino nacionais e internacionais.

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)