Reconhecimento

Professor da ESEnfC reconhecido pela Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

A Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (ASPESM) acaba de reconhecer o percurso profissional e académico do professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), José Carlos Pereira dos Santos, personalidade que, segundo os promotores do gesto de gratidão e agradecimento, «tem ajudado a consolidar a imagem da Enfermagem e em particular a Enfermagem de Saúde Mental».

O diploma de reconhecimento ASPESM foi entregue ao docente e investigador da ESEnfC durante o X Congresso Internacional ASPESM 2019 “Novos Desafios em Saúde Mental” realizado, de 29 a 31 de outubro, no Instituto Politécnico de Portalegre.

«Este gesto simbólico da ASPESM tem um significado especial por ser levado a cabo por colegas e amigos da saúde mental. Reconheço que muitos outros colegas poderiam ser distinguidos e confesso que sabe muito bem ser reconhecido e acarinhado por quem, diariamente, independentemente das funções ou dos contextos, procura promover a saúde mental», afirma José Carlos Pereira dos Santos, que insiste em partilhar este reconhecimento com os seus «mestres, professores, colegas, estudantes, mas sobretudo com todos os outros que, sem cátedra», lhe «ensinaram e ensinam tanto nas suas alegrias e tristezas».

Doutorado em Saúde Mental e investigador da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), da ESEnfC, José Carlos Pereira dos Santos foi presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia (2011-2013) e relator do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (2013-2020).

É, desde 2009, coordenador do + Contigo, programa de prevenção do suicídio em ambiente escolar, iniciado pela ESEnfC e pela Administração Regional de Saúde do Centro, que trabalha aspetos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência, tendo por população-alvo alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Entre outras publicações, o professor coordenador da ESEnfC é coeditor da obra “European Psychiatric/Mental Health Nursing in the 21st Century - A Person-Centred Evidence-Based Approach” (2018), livro editado pela Springer International Publishing Switzerland e que tem o também docente e terapeuta americano John R. Cutcliffe como coorganizador.

"Prevenção de comportamentos suicidários: contributos da investigação" (2018), editado pela ESEnfC, é outro livro de José Carlos Pereira dos Santos, que é, ainda, coautor de “Suicide and Self-Harm: an evidence-informed approach” (2012), obre editada pela Quay Books e escrita também em colaboração com John R. Cutcliffe.

José Carlos Pereira dos Santos é membro de várias associações e sociedade científicas, de entre elas o Painel Internacional de Peritos da "Horatio" (European Association for Psychiatric Nurses) para a área da Suicidologia, o Conselho de Administração da Fundação para a Saúde, a International Association for Suicide Prevention e a International Association for Suicide Research.

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Luís Manuel Silva