Distinção

Professor da ESEnfC recebe Prémio Empreendedorismo Prof. José Adriano

O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Pedro Dinis Parreira, acaba de ser distinguido com o recém-criado Prémio Empreendedorismo Prof. José Adriano, instituído, em fevereiro deste ano, pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

Pedro Dinis Parreira é, pois, a primeira personalidade a receber este galardão, que tem o objetivo de «distinguir um(a) docente(a) do ensino superior politécnico que se tenha evidenciado pelos seus trabalhos na área do empreendedorismo, reconhecendo desta forma o seu contributo para o desenvolvimento de uma cultura mais empreendedora no âmbito do ensino superior».

O Prémio Empreendedorismo Prof. José Adriano foi entregue ontem, dia 16 de setembro, durante a cerimónia da final da 17ª edição do Concurso Poliempreende Nacional, realizada no Instituto Politécnico de Santarém. O prémio tem um valor global de cinco mil euros, financiados pelo Banco Santander (Santander Universidades), a partilhar entre o docente e a instituição onde leciona.

 Pedro Miguel Santos Dinis Parreira é fundador do Gabinete de Empreendedorismo da ESEnfC e coordenador executivo do TecCare, eixo de desenvolvimento estratégico da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), acolhida na ESEnfC, que visa aliar o conhecimento e a prática clínica à investigação experimental desenvolvida no ensino superior no domínio das tecnologias dos cuidados de saúde, visando a inovação e a transferência de conhecimento para uma melhoria da saúde prestada às populações.

Doutorado em Gestão, pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, e mestre em Comportamento Organizacional pelo ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, o professor coordenador da ESEnfC, ligado à instituição há mais de duas décadas, é autor e coautor de 15 livros e de mais de uma centena de artigos indexados em revistas nacionais e internacionais. Organizações (Formasau), Empreendedorismo e Motivações Empresariais no Ensino Superior (Edições Sílabo) – em coautoria com Francisco Costa Pereira e Nuno Vieira e Brito – e Fusões e Aquisições - O papel central da liderança intermédia na gestão do choque de culturas (Editora RH) – escrito com Albino Lopes e Damasceno Dias – são alguns títulos que assinou e que ainda se encontram à venda em livrarias.

Pedro Dinis Parreira foi, também, coordenador científico de três monografias desenvolvidas no âmbito do projeto PIN - Polientrepreneurship Innovation Network (rede de instituições de ensino superior politécnico em Portugal): “Competências empreendedoras no Ensino Superior Politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação”, “Análise das representações sociais e do impacto da aquisição de competências em empreendedorismo nos estudantes do Ensino Superior Politécnico” e “As Instituições de Ensino Superior Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo”. Obras que contam com textos de vários docentes e investigadores de 13 instituições de ensino superior politécnico que compõem a rede PIN.

O Prémio Empreendedorismo Prof. José Adriano é, simultaneamente, uma homenagem póstuma ao antigo professor coordenador com agregação e ex-presidente do Conselho Diretivo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), José Adriano Gomes Pires, que também foi pró-Presidente para a área do Empreendedorismo e responsável pelo Gabinete de Empreendedorismo e Inovação da instituição, considerado figura ímpar em Portugal em matéria de iniciativa e dinamismo.

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)