A celulite é uma patologia crónica

Procura por tratamentos minimamente invasivos para a celulite aumenta em Portugal

Em Portugal já existem tratamentos eficazes, seguros e minimamente invasivos, que representam uma excelente alternativa para os casos não cirúrgicos. Apesar de serem as mulheres as que mais procuram estes tratamentos, também se realizam em homens.

“A procura por tratamentos para a celulite é sazonal, com aumento nos meses que antecedem o verão. Os pacientes pretendem, cada vez mais, procedimentos minimamente invasivos, mas igualmente eficazes, seguros e com resultados duradouros. No entanto, a preparação corporal deve ser feita durante todo o ano, e alguns tratamentos médicos devem ser feitos preferencialmente nos meses de inverno, de forma a prevenir complicações que podem advir da exposição solar e porque os resultados de melhoria da qualidade da pele não são imediatos, mas sim progressivos e visíveis no decorrer de alguns meses”, diz  a especialista em Medicina Estética, Rita Dias Ferreira, da da RFMed – Clínica de Medicina Estética e Antienvelhecimento, em Braga.

A celulite é uma patologia crónica que se apresenta como irregularidades na pele causadas pela organização de gordura e tecido fibroso em nódulos. Pode ser classificada em graus (habitualmente 4) e pode ser mais edematosa ou mais fibrosa. Nos estados mais avançados, os macronódulos e o défice circulatório podem causar dor e sensação de perna pesada. 

Dentro da Medicina Estética existem vários tratamentos que permitem a melhoria da microcirculação, a redução da gordura localizada, a melhoria da firmeza da pele e a diminuição do aspeto “pele casca de laranja”. Já existem em Portugal diversos tratamentos minimamente invasivos para a celulite, tais como Evolve, Morpheus8 e Burst e Forma Plus. Evolve trata-se de um dispositivo handsfree que permite reduzir a gordura localizada, firmar a pele e tonificar os músculos num único tratamento, melhorando o aspeto “pele casca de laranja”. Morpheus é um dispositivo minimamente invasivo de microagulhamento combinado com radiofrequência fracionada, que permite trabalhar a panícula adiposa e a flacidez cutânea num único tratamento, com redução dos nódulos de celulite e alisamento da pele. Forma Plus é um tratamento não invasivo e indolor, de radiofrequência bipolar, que permite a estimulação e a melhoria da textura da pele. Estes tratamentos podem ser realizados de forma isolada ou combinados, de forma a potenciar um melhor resultado. 

Os tratamentos para a celulite permitem ativar a microcirculação, diminuir a retenção de líquidos e a sensação de pernas cansadas, reduzindo volume e firmando a pele. É necessária uma avaliação médica detalhada e a correta gestão de expectativas, uma vez que é possível alcançar excelentes resultados, com melhorias visíveis ao nível da textura da pele, mas não é possível garantir com nenhum tratamento, até à atualidade, o desaparecimento completo ou definitivo de celulite, pelo que se recomendam tratamentos de manutenção ao longo do ano. 

“Os pacientes que se propõem a este tipo de tratamento devem manter um estilo de vida saudável, com cuidados alimentares e manutenção de exercício físico regular, bebendo pelo menos 1,5L de água por dia. Nos dias que antecedem e sucedem o tratamento, é conveniente evitar variações térmicas intensas ou exposição solar”, explica a Dra. Rita Dias Ferreira. 

Os efeitos secundários são raros e maioritariamente transitórios. Com o envolvimento e empenho do paciente na realização dos tratamentos e na manutenção de estilos de vida saudáveis, o resultado é visível, eficaz, saudável e duradouro.

Fonte: 
Tinkle
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock