Alerta associação que apoia famílias carenciadas

Procura por consultas psicológicas para crianças cresceu 66% no último ano

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Infantil alerta para o crescimento expressivo nos pedidos de apoio à saúde mental de crianças e jovens, número que vai ao encontro dos dados da OMS que apontam Portugal como o 2.º país com a maior prevalência de doenças psiquiátricas da Europa.

Há 5 anos que a CAPITI apoia crianças e jovens que pertencem a famílias carenciadas, com perturbações do desenvolvimento e do comportamento, para que recebam o tratamento adequado durante o período necessário. Infelizmente, com a pandemia, a associação notou um aumento significativo da procura dos pedidos de apoio.

Segundo um estudo da plataforma "Fixando", publicado em fevereiro deste ano, a procura por psicólogos na primeira quinzena de janeiro cresceu 450% em Portugal, quando comparado ao ano anterior, precisamente quando foi anunciado o segundo confinamento no país.

Se o impacto na saúde mental dos adultos é preocupante, o assunto toma proporções ainda mais graves quando se trata de crianças e jovens, principalmente pertencentes a famílias carenciadas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 5 crianças precisa de apoio psicológico, sendo que mais de 30% dos jovens têm sintomas depressivos, 16% dos jovens sofrem de ansiedade e mais de 50% das doenças mentais têm início durante a adolescência. 

A CAPITI, além de identificar um aumento em 66% na procura dos seus serviços, conseguiu ampliar o acompanhamento regular de crianças e jovens em 33%. “A saúde mental por si só já é um tema que requer a máxima atenção, mas ao somarmos os efeitos de uma pandemia nas famílias carenciadas, que têm um rendimento mensal menor do que o salário mínimo, o impacto é muito maior. É precisamente nestas alturas que precisamos de reforçar o nosso apoio e atenção”, comenta Mariana Saraiva, presidente da CAPITI.

Fundada em 2016, a associação vive de doações, tendo apoiado até ao momento um total de 264 crianças, tornando possível a realização de mais de 10.000 atos clínicos, que englobam consultas com médicos, técnicos e avaliações para diagnóstico.

Para garantir o acompanhamento destas crianças, a CAPITI realiza anualmente uma exposição e um leilão de arte solidário para angariação de fundos.

“Um tratamento na área da saúde mental não é algo pontual e o diagnostico é apenas um ponto de partida de um longo e, muitas vezes, doloroso caminho. É preciso acompanhar as crianças e as suas famílias, por um período médio de 3 a 4 anos. Daí a importância de organizar iniciativas como a exposição e o leilão ‘Dar Luz a Esta Causa’, para atrair novos padrinhos e angariar fundos para garantir o apoio necessário para cada criança”, complementa Mariana. 

"A exposição “Dar Luz a Esta Causa” estará aberta ao público no dia 07 de outubro, no Museu da Eletricidade | Sala dos Geradores, a partir das 12 horas e contará com obras doadas por artistas como José Loureiro, Miguel Branco, Rui Sanches, Gil Heitor Cortesão, Fernanda Fragateiro, Manuel João Vieira, Pedro Barateiro, entre outros.

O leilão será online, terá início já no próximo dia 27 de setembro em www.pcv.pt e o fecho será no dia 07 de outubro, pelas 22 horas.

Fonte: 
Adagietto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay