Há três tipos de certificados

Primeiros certificados de vacinação já começaram a ser emitidos

Os primeiros certificados de vacinação começaram a ser emitidos ontem, em Portugal. Desde hoje, é possível obter três tipos de Certificado Digital Covid UE: um que comprova que a pessoa foi vacinada, um certificado de teste que comprova que a pessoa tem resultado negativo em teste molecular de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) – RT-PCR, RT-PCR em tempo real e um certificado de recuperação, que comprova que a pessoa teve Covid-19, mas já recuperou da doença.

Para obter o Certificado, basta aceder ao portal do SNS 24, seguir as instruções e escolher o tipo de certificado que pretende. Após validação do pedido, o documento é disponibilizado no portal ou pode ser enviado, posteriormente, para o email indicado, sem quaisquer custos associados. Para melhorar a aceitação transfronteiriça, é redigido em português e em inglês.

Segundo a informação avançada por fontes oficiais, em breve, também será possível obter os certificados noutras plataformas, bem como aceder ao certificado de testes moleculares rápidos.

Quanto ao sistema de verificação do Certificado Digital, através de uma aplicação móvel de leitura, este encontra-se em fase final de testes-piloto e de interoperabilidade com os sistemas dos restantes da União Europeia.

Segundo o Regulamento Europeu do Certificado Digital, os sistemas europeus de verificação devem estar todos em vigor a partir do dia 1 de julho.

 

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay