Nova tecnologia

A primeira lente intraocular que corrige a presbiopia em doentes com catarata apresenta resultados “excecionais”

As pessoas com mais de 60 anos, temem o risco de deficiência da visão devida às cataratas, o que teria, sem dúvida, impacto na sua qualidade de vida, segurança e independência. Geralmente consideram a visão o mais importante dos sentidos, e a visão turva é o principal sintoma apontado sobre esta patologia. Para estes pacientes, a nova lente é uma nova alternativa que oferece uma visão à distância e intermédia, de alta qualidade e uma visão funcional ao perto, mantendo um baixo perfil de desconforto visual (como halos), à semelhança de uma lente intraocular monofocal.

Joaquim Murta, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina de Coimbra e Diretor do CRIO - CHUC, Coordenador da Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC), explica a sua experiência com a nova a lente intraocular: “Iniciámos, há já alguns meses, a implantação de lente-intraocular (LIO) no tratamento da presbiopia. Foi utilizada preferencialmente em doentes que desejavam a correção da presbiopia e que não apresentavam clinicamente todas os requisitos para implantação de uma lente trifocal (comprometimento ligeiro das características do filme lacrimal, ligeira irregularidade topográfica da córnea sem componente ectásico, características pessoais ou atividade profissional exigente no que respeita a qualidade de visão, que não aconselhavam a implantação de uma LIO que pudesse induzir disfotopsias positivas, etc). Os resultados têm sido excecionais. Os doentes não se queixam de halos ou deslumbramento com as luzes (disfotópsias positivas), mesmo em ambientes com muito pouca luminosidade, comportando-se como uma LIO monofocal, permite uma excelente visão de longe e de média distância (computador) e uma grande independência na visão de perto, não sendo necessário o recurso a óculos na grande maioria da sua atividade. Temos optado por uma miopia mínima no olho não dominante (-0.25 a-0.50 D) o que permite ainda uma melhor performance visual de perto em visão binocular.

Iniciámos igualmente em Maio, pela primeira vez em Portugal, a implantação da LIO tórica que permite corrigir astigmatismos superiores a 1D.

O erro refrativo pós-operatório é capital no sucesso visual destes doentes pelo que utilizamos invariavelmente, como de resto em todos os doentes submetidos a cirurgia de catarata, aberrometria intraoperatória com o sistema ORA. Esta tecnologia garante uma avaliação contínua durante toda a cirurgia, melhores resultados refrativos pós-operatórios, com um alinhamento correto nas lentes tóricas, em suma, uma maior consistência cirúrgica.

Vamos iniciar, ainda este mês, um estudo comparativo detalhado entre diversos tipos de LIOs para a correção da presbiopia, que visa estudar a qualidade de visão nestes doentes (sensibilidade cromática, sensibilidade de contraste, ocorrência de disfotópsias e neuroadaptação com Ressonância Magnética Funcional), complementado com questionários validados, preenchidos pelos doentes, em relação aos resultados obtidos.

Em conclusão, a LIO  poderá ser, num futuro próximo, a LIO de primeira escolha na grande maioria dos doentes sujeitos a cirurgia de catarata possibilitando uma independência dos óculos em praticamente todas as suas atividades, com uma ótima qualidade de visão.”

Esta nova tecnologia não difrativa  utiliza dois elementos de transição na superfície anterior da lente intraocular, que funcionam sinergicamente para criar uma gama focal contínua alargada. Desta forma, oferece uma visão de excelente qualidade a longa e média distância, em condições fotópicas e mesópicas.

Uma nova categoria de lente intraocular para responder às necessidades dos pacientes com catarata

A catarata é a patologia ocular mais comum relacionada com a idade e a principal causa de cegueira evitável.  A cirurgia de catarata é um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns, sendo a primeira opção de tratamento para 85% dos pacientes.  A Organização Mundial de Saúde estima que em 2020 mais de 32 milhões de cirurgias de catarata serão realizadas em todo o mundo, anualmente.

"Esta lente nasce para dar resposta a uma necessidade tanto de cirurgiões como de pacientes com catarata, fornecendo uma nova tecnologia para corrigir a presbiopia que oferece uma visão ampla a diferentes distâncias e um perfil baixo de alterações visuais, mantendo todas as vantagens de uma lente LIO monofocal", diz Francisco Alba-Bueno, OD, PhD, Field Medical Advisor da Alcon Iberia.

94% dos pacientes manifestaram manter uma visão boa ou muito boa à distância, e 92% boa ou muito boa visão na distância intermédia. Além disso, referiram níveis muito baixos de auréolas, e revelaram um perfil de desconforto visual similar ao das lentes monofocais.

Disponível em versão esférica e tórica, é fabricada com a plataforma AcrySof IQ LIO, que foi implementada em mais de 120 milhões de olhos em todo o mundo.

 

Fonte: 
Tinkle
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock