Medicina humana e Medicina veterinária

Primeira Conferência Zoobiquity chega em julho a Portugal

A palavra não existia, mas a cardiologista Barbara Natterson-Horowitz e a escritora científica Kathryn Bowers apelidaram de zoobiquity || zoobiquidade à forma como a uniformidade animal e humana pode ser usada para diagnosticar, tratar e curar pacientes de todas as espécies.

Neste contexto, surgiram as Conferências Zoobiquity - eventos transdisciplinares que reúnem peritos em Medicina humana e Medicina veterinária, Biologia da vida selvagem, Conservação e biologia evolutiva e Ecologia comportamental que, de forma colaborativa, res-pondem aos desafios da investigação, da clínica e saúde pública, criando uma maior consciencialização sobre a natureza da saúde e da doença.

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) e a Ordem dos Médicos (OM) estão a organizar a primeira Conferência Zoobiquity em Portugal, que irá decorrer no dia 4 de julho de 2022, na sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa e que tem como tema central Female Health Across the Tree of Life - A Saúde Feminina através das Espécies.

Ao longo do dia, vão ser debatidas novas abordagens para encontrar soluções inovadoras para os problemas mais desafiadores da saúde física e mental, até à mudança social.

Existirá ligação entre Violência Doméstica e Violência sobre os Animais?

Esta será uma das questões levantadas na conferência; a ameaça das doenças cardiovas-culares, o cancro, a fertilidade são outros temas em que humanos e animais não humanos partilham vulnerabilidade; no entanto, a colaboração entre os campos humano e animal tem sido limitada.

A conferência vai, por isso, contar com a presença de especialistas nacionais e internacio-nais nas referidas áreas e que juntos pretendem encontrar e entender estas e outras vul-nerabilidades que partilhamos com outras espécies, para depois traduzir essas informações em estratégias de prevenção, controlo e tratamento para melhorar a vida de humanos, dos outros animais e do planeta.

No período da tarde, será realizada uma visita ao Museu de Ciência e História Natural e à exposição Illustrare: viagens da ilustração científica em Portugal - seguida por uma con-versa acerca da diapausa, cancro da mama, contaminação ambiental, fertilidade e lacta-ção através das espécies e recorrendo a espécimes que existem no Museu; esta con-versa decorre no Amphiteatro & Laboratório Chimico onde será depois lançada a versão portuguesa do livro Zoobiquity/Zoobiquidade com a presença das autoras Barbara Natter-son-Horowitz e Kathryn Bowers.

 

Fonte: 
Eixo Norte Sul
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.