Em Lisboa

Primeira casa de acolhimento para doentes hemato-oncológicos adultos abre portas

Após mais de dois anos desde a aprovação do projeto, a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) abre hoje oficialmente as portas da Casa Porto Seguro, a primeira casa de acolhimento para doentes hemato-oncológicos em Lisboa.

O evento de inauguração decorrerá entre as 16h e as 19h, em Lisboa, com a presença de Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa, Manuel Pizarro, Ministro da Saúde, e Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão.

“É com grande satisfação que abrimos oficialmente as portas da primeira casa de acolhimento para doentes hemato-oncológicos adultos em Lisboa. Este é um projeto que foi ganhando forma nos últimos anos e que agora vemos finalmente concretizado”, afirma Manuel Abecasis, Presidente da APCL. “Agradecemos a todos os que contribuíram para a concretização deste ambicioso projeto. Estamos certos que fará a diferença na vida de muitos doentes, e familiares que os acompanham, numa fase particularmente vulnerável. Esperamos que este espaço seja um refúgio confortável e acolhedor para todos aqueles que por aqui passem”, acrescenta o Presidente da Associação.

Este projeto pretende permitir às famílias que, durante o período de tratamentos e isolamento necessário à recuperação, possam permanecer na casa e acompanhar o doente, proporcionando o carinho e o apoio presencial, essenciais à recuperação.

Localizada na Rua Dom Luís de Noronha, à Praça de Espanha, a Casa Porto Seguro foi recuperada a partir de um imóvel disponibilizado pela Câmara Municipal de Lisboa. A sua localização, próxima do IPO de Lisboa e do Hospital de Santa Maria, facilitará o acesso aos doentes em tratamento nestes dois hospitais, mas estará igualmente disponível para receber doentes hemato-oncológicos do Hospital de Santo António dos Capuchos. O espaço, composto por 8 quartos, cozinha e áreas de lazer, foi totalmente recuperado por forma a conseguir albergar doentes e familiares que os acompanhem.

Durante o longo processo de recuperação do imóvel, a APCL dinamizou diversas ações para angariar fundos que permitiram recuperar, mobilar e equipar totalmente o mesmo, contando ainda com o apoio de vários parceiros, voluntários e diversos donativos.

A inauguração oficial da Casa Porto Seguro realiza-se hoje, dia 23 de maio. Às 16h00, será descerrada no local uma placa alusiva à inauguração, seguida de uma visita guiada com a presença do Ministro da Saúde, da Secretária de Estado da Inclusão e demais convidados. Às 17h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, irá decorrer uma cerimónia protocolar com intervenções especiais de Carlos Moedas, Manuel Pizarro, Ana Sofia Antunes e Manuel Abecasis.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.