Parceria na área da formação clínica

Presidente da FPF e Selecionador Nacional visitam Unidade de Medicina Desportiva e Performance da CUF

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, e o Selecionador Nacional, Fernando Santos, visitaram, hoje, o Hospital CUF Tejo, para conhecerem a nova Unidade de Medicina Desportiva e Performance, que garante serviços de retaguarda e de apoio clínico às equipas das diferentes seleções. A visita incluiu, ainda, a passagem pelo Centro de Simulação da CUF que permitiu reforçar a parceria existente entre a FPF e a CUF, na área da formação clínica.

A Unidade de Medicina Desportiva e Performance, criada no Hospital CUF Tejo no âmbito da parceria com a FPF, e que é espelho da Unidade criada na Cidade do Futebol, foi hoje visitada por Fernando Gomes e Fernando Santos. Esta Unidade espelha a assistência dada às necessidades das seleções no âmbito da parceria em curso com a FPF, seja ao nível da emergência médica, imagiologia ou cuidados de diferentes especialidades clínicas. Valências estas, que, nesta Unidade do Hospital CUF Tejo, estão disponíveis para toda a população, independentemente do nível de prática desportiva ou idade.

“Nesta Unidade, todos podem ter acesso aos equipamentos e serviços médicos que disponibilizamos aos atletas de elite das Federações e Clubes de quem a CUF é parceiro oficial no apoio médico”, explicou Paulo Beckert, Coordenador Unidade de Medicina Desportiva e Performance do Hospital CUF Tejo e Coordenador da Unidade de Saúde e Performance da FPF, numa breve apresentação efetuada sobre a Unidade. 

A possibilidade, de qualquer pessoa poder ter os mesmos cuidados disponibilizados aos atletas de elite, reflete o posicionamento da CUF enquanto promotor da prática do exercício físico: “Acreditamos que o adequado acompanhamento e orientação médica são fatores essenciais para um estilo de vida saudável e um bom rendimento, capazes de trazer ganhos em saúde na população em geral”, refere o especialista em medicina Desportiva, Paulo Beckert.

A visita estendeu-se, ainda, a outros espaços do Hospital, essenciais à assistência da CUF às necessidades de cuidados médicos e de prevenção das seleções nacionais, nomeadamente o Centro de Ortopedia e Músculo-Esquelética, o Bloco Operatório e, ainda, o Centro de Simulação CUF.

Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, destacou que “a CUF e a FPF são muito mais do que parceiros na área da saúde. São duas instituições amigas que fazem da lealdade, solidariedade e respeito a trave mestra de uma relação que se iniciou em 2014 e não cessou de evoluir. Acredito que a nova Unidade de Medicina e Performance da CUF espelha o trabalho conjunto com a Federação Portuguesa de Futebol e vai tornar ainda mais robusta a prestação de serviços, quer aos atletas das nossas mais de 25 seleções, quer a todos os desportistas que queiram ter acesso à excelência na área dos cuidados médicos que a CUF tem como sua própria marca de água.”

O Presidente da Comissão Executiva da CUF, Rui Diniz, reconheceu, com orgulho, perante a Comitiva da FPF, o trabalho que tem sido efetuado no âmbito da parceria entre as duas entidades, frisando o desejo de que “continue a permitir o desenvolvimento da saúde e performance dos atletas nacionais, a contribuir para o sucesso das Seleções Nacionais e a gerar o apelo pela prática desportiva junto de todos os portugueses”.

CUF e FPF preparam formação de simulação em emergência e trauma

Em sinergia, a CUF Academic and Research Medical Center e a Portugal Football School da FPF formam um Centro de Investigação & Desenvolvimento na área formativa, dando suporte a cursos da UEFA e desenvolvendo cursos de Trauma e Emergência Médica quer para as equipas da FPF, quer para equipas médicas de outras federações e clubes.

Esta parceria entre a CUF e a FPF, está a permitir criar um plano de cursos de formação em Trauma e Emergência Médica para as equipas clínicas das 23 seleções. Trata-se de um plano de treino clínico simulado e em cenário real, preparado pelas equipas clínicas da CUF para as equipas médicas da FPF, com o objetivo de prevenir e prestar cuidados de saúde aos atletas em situações de emergência e trauma.

Estas formações irão decorrer no Centro de Simulação da CUF Academic Center, um dos espaços visitados no Hospital CUF Tejo pela comitiva da FPF esta manhã.  Este centro, que incorpora um ginásio de simulação clínica, está dotado de meios técnicos de elevada especialização tecnológica que garantem, através da utilização de modelos e ambientes simulados, um treino intensivo em condições muito próximas à da realidade. Em paralelo, estas formações terão também lugar na Cidade do Futebol, onde o treino será feito em contexto de jogo.

Fonte: 
CUF
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
CUF