IPMA

Presença de Caravelas-Portuguesas nas praias

Programa GelAvista, do Instituo Português do Mar e Atmosfera (IPMA), continua a receber muitos avistamentos de diversas espécies de organismos gelatinosos, nomeadamente a Caravela-Portuguesa.

Trata-se de um fenómeno, de crescimento rápido naturais e sazonais das espécies, que ocorre anualmente, motivados por condições oceanográficas e ambientais favoráveis à sua reprodução. O ano de 2019 tem sido caracterizado por um período mais longo e intenso de arrojamento destas espécies, detetadas desde o final de Janeiro.

Os dados do programa GelAvista indicam que a abundância destes organismos é já menor do que no final de Maio e início de Junho, mas é preciso aguardar a evolução dos fatores oceanográficos locais para perceber como poderá progredir o transporte destas espécies. É previsível que a abundância diminua gradualmente ao longo do tempo.

Para o mês de Julho, os avistamentos da Caravela-Portuguesa recebidos pelo GelAvista deram-se nas seguintes praias:

  • Lisboa: Praia da Areia Branca (Lourinhã), Praia da Peralta (Lourinhã), Praia de Porto Dinheiro (Lourinhã), Praia de S. Lourenço (Mafra), Praia do Giribeto (Sintra), Praia de Carcavelos
  • Algarve: Praia da Amoreira (Aljezur), Praia de Faro
  • Leiria: Praia da Gambôa (Peniche)
  • Açores: Praia do Varadouro (Faial), Praia das Milícias (São Miguel), Silveira (Terceira), Zona balnear das Cinco Ribeiras (Terceira), Serretinha (Terceira); Cais da Calheta (Santa Cruz da Graciosa)

A Caravela-Portuguesa caracteriza-se por um flutuador em forma de “balão", com tentáculos que podem chegar aos 30 metros de comprimento e são muito urticantes, capazes de provocar graves queimaduras. É a espécie que requer maior cautela por parte dos banhistas nas águas Portuguesas.

Recomenda-se que se evite o contacto com os organismos, relembrando os procedimentos adequados em caso de contacto com a Caravela-Portuguesa:

  • Lavar a zona afetada com água do mar, sem esfregar!
  • Remover os tentáculos que ainda permaneçam na pele com uma pinça.
  • Aplicar vinagre e bandas (ou água) quentes.
  • Consultar assistência médica.

Avistamentos de qualquer espécie de organismos gelatinosos poderão ser comunicados ao programa GelAvista através de [email protected] ou da aplicação GelAvista para sistemas Android. O seu contributo é muito importante!

Site GelAvista: http://gelavista.ipma.pt/

Fonte: 
IPMA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay