Principais benefícios

Prática de mindfulness aumenta 20% a produtividade

A atenção plena ou mindfulness é uma das técnicas para combater os problemas de produtividade, de acordo com a Adecco Training, divisão do Grupo Adecco especializada em soluções integradas de formação e desenvolvimento.

O mindfulness é um recurso que consiste em ensinar o cérebro a concentrar-se numa única função, de modo a poder dedicar atenção total. Original do budismo, tornou-se nos últimos 30 anos um dos métodos de meditação mais utilizados no Ocidente e com resultados mais eficazes a nível pessoal e profissional.

Em Portugal, a prática de mindulness é ainda pouco habitual entre as empresas.  A Adecco Training reuniu os resultados dos inúmeros cursos de formação que ministrou nos últimos anos, através de inquéritos a empresas e trabalhadores, demonstrando que a prática desta nova técnica de formação pode aumentar a produtividade dos trabalhadores em 20%. Este valor decorre do cálculo que afirma que cada trabalhador perde diariamente, em média, uma hora e meia em distrações. Isso significa oito horas por semana ou, no final, 20% do seu dia de trabalho.

Por essa razão, os principais benefícios do mindfulness são os seguintes:

  • Melhoria de desempenho: aumenta e melhora o raciocínio verbal e a memória. É, portanto, uma boa ferramenta para expandir as funções cognitivas.
  • Facilita a recuperação do stress: reduz os níveis de stress dos trabalhadores e reduz os tempos de recuperação após um período de stress.
  • Facilita o trabalho: a prática contínua de mindfulness torna as pessoas menos críticas em relação às outras e melhora sua capacidade de ouvir, melhorando assim a relação entre os parceiros.
  • Diminui as baixas por incapacidade temporária: não apenas aquelas relacionadas ao stress, mas também às causadas por resfriados e infecções respiratórias, à medida que a sua gravidade diminui.
  • Melhora a inteligência emocional: ajuda a controlar a dor e as emoções de forma mais eficaz.
  • Aumentar a eficiência: aumentando a concentração e a atenção, a memória e a gestão emocional, o trabalhador sentir-se-á muito mais hábil na tomada de decisões e isso torna-o uma pessoa mais produtiva e eficaz no trabalho.

A Adecco Training conclui que o mindfulness ajuda os trabalhadores a serem mais calmos, mais focados, mais saudáveis, com maior controlo das suas emoções e com melhor memória. Tudo isso torna as pessoas mais produtivas e felizes no seu trabalho.

Fonte: 
EDC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock