Eurobarómetro

Portugueses são os europeus que mais defendem a vacinação Covid-19

87% dos portugueses consideram que os benefícios da vacina contra a Covid-19 superam os riscos, e a maioria defende o «dever cívico» da vacinação, de acordo com um inquérito Eurobarómetro.

De acordo com os dados do inquérito, o número de portugueses que concordam e tendem a concordar (86%) que os benefícios da vacina compensam os seus riscos, é o valor mais alto dos 27 Estados-Membros estando a 15 pontos acima da média (72%) da União Europeia (UE).

54% dos que participaram nesta análise concordam ou tendem a concordar (32%) que vacinar-se contra a Covid-19 é «um dever cívico», também o valor mais alto de respostas positivas entre os Estados-Membros.

Ainda sobre o combate à pandemia do coronavírus SARS-CoV-2, a grande maioria dos portugueses (82%) estão satisfeitos (58%) ou muito satisfeitos (24%) com a forma como o Governo geriu a estratégia de vacinação (UE 50%).

Questionados sobre a gestão que a UE tem feito da estratégia de vacinação, 84% dos portugueses estão satisfeitos (69%) ou muito satisfeitos (15%) e 89% concordam (36%) e tendem a concordar (53%) que a UE está a desempenhar um papel fundamental para garantir o acesso às vacinas contra a Covid-19 em Portugal, sendo as médias da UE de, respetivamente, 49% e 64%.

 

 

 

 

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock