Portugueses estão entre os mais exigentes quando o tema é visão

Um estudo1 do grupo mostra que os portugueses se distinguem pelo consumo exigente e pela valorização da qualidade na escolha dos óculos graduados, informações que ganham ainda mais relevância durante este mês dedicado à visão.
Em relação ao perfil de consumo, os portugueses revelam estar atentos às novidades e abertos a investir em soluções diferentes, valorizando qualidade, inovação e experiências completas. Ao mesmo tempo, há uma parcela significativa de clientes fiéis e satisfeitos, embora ligeiramente menor do que em outros países, e também muitos consumidores mais pragmáticos, que procuram produtos funcionais e acessíveis, alinhando-se com tendências observadas noutros mercados.
Neste sentido, mais de metade da população (51%) afirma gostar de utilizar óculos, mostrando que existe uma divisão clara entre quem os encara como uma obrigação e quem os vê como um acessório de estilo.
O estudo revela ainda que os portugueses lidam com mais desconfortos visuais do que a média europeia. Em média, cada inquirido reportou 3,8 “pain points” relacionados com os óculos (situações de desconforto reportados com maior frequência), contra 3,2 nos restantes países. Problemas como visão desfocada ao longe após leitura prolongada (84%), dificuldades em focar ao olhar para ecrãs (79%) ou perceção distorcida do tamanho dos objetos (77%) surgem com maior frequência em Portugal, revelando que os desafios associados ao uso de óculos são sentidos de forma mais intensa.
No mês dedicado à visão, a GrandOptical reforça a importância da prevenção e incentiva todos os portugueses a realizarem rastreios regulares de visão, garantindo não só a deteção precoce de alterações oculares, mas também soluções que permitam ver melhor, viver melhor e expressar-se através da sua própria identidade. Para isso, a marca oferece consultas de optometria totalmente gratuitas em várias lojas do país.
[1] Estudo realizado a 2502 pessoas residentes em Portugal com problemas de visão e que usam óculos por prescrição através de um inquérito online que decorreu entre 24 de janeiro e 5 de fevereiro de 2025.