Tratamentos minimamente invasivos são a primeira opção

Portugueses com cada vez maior interesse pela sua definição abdominal

A definição abdominal é uma técnica de lipoescultura que pretende destacar e definir a musculatura abdominal de modo a permitir uma aparência mais saudável e atlética. Além da motivação estética, este tipo de tratamento também é procurado por questões de saúde.

Christopher Johnsson, da Clínica da Beloura, em Sintra, explica que “a gordura produz hormonas como a leptina que, em algumas situações, é responsável pelo aumento de apetite, o que pode gerar mais acumulação de gordura. Eliminando essa gordura localizada através da definição abdominal, retira-se a influência hormonal, o que contribui para a perda de peso. Na Alemanha, por exemplo, a lipoescultura é indicada como parte do tratamento de pacientes com obesidade precisamente pela promoção da perda da influência hormonal”.

Já existem em Portugal vários tratamentos minimamente invasivos que promovem uma maior definição abdominal, sem recurso a cirurgia e com um resultado praticamente sem cicatrizes. Em Portugal, há um tratamento minimamente invasivo que promove a definição abdominal através da tecnologia RFAL (lipoaspiração assistida por radiofrequência), que recorre à radiofrequência bipolar por via de um manípulo com uma cânula muito fina que entra na camada subcutânea. De dentro para fora, os tecidos internos são aquecidos a temperaturas que chegam aos 70ºC, levando à retração da pele e à estimulação do colagénio.


Antes e Depois do tratamento minimanente invasivo

“O Bodytite tem-se mostrado como uma ferramenta disponível ao cirurgião para dar o resultado que os pacientes procuram, obtendo resultados na tensão e firmeza da pele ao induzir a produção de colagénio, efeito que se pode observar até quase um ano após a intervenção. Além disso, é um procedimento mais seguro para os pacientes”, explica Christopher Johnsson.

Após o tratamento, a recuperação é de cerca de uma semana, sendo recomendado o uso de cinta elástica por cerca de dois meses, a ingestão de líquidos e sessões de drenagem linfática, enquanto se retoma a vida diária normal. Tendo em conta que se trata de uma intervenção minimamente invasiva, as cicatrizes são mínimas, colocadas preferencialmente em locais pouco visíveis. Os resultados do tratamento são definitivos, sempre que o paciente cuida da sua alimentação e mantém o peso controlado.

Este tratamento também é também indicado para pacientes que cuidam da alimentação e praticam exercício físico, mas que ainda assim têm gorduras localizadas e um leve grau de flacidez cutânea.

Fonte: 
Tinkle
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay