Financiamento

Portugal recebe 3 bolsas do Conselho Europeu de Investigação na área das Ciências da Vida

O Conselho Europeu de Investigação (ERC) concedeu financiamento a Investigadores Principais nas Ciências da Vida da Fundação Champalimaud (FC), do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA) e da Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (UCIBIO-NOVA FCT).

Cada bolsa, avaliado em 150.000 euros, irá ajudar Albino Oliveira-Maia (FC), Cristina Silva Pereira (ITQB NOVA) e Cecília Roque (UCIBIO-NOVA FCT) na transferência dos resultados das suas investigações pioneiras no combate à obesidade, nas tecnologias de biomateriais e no diagnóstico não invasivo, respetivamente, para as primeiras fases de comercialização.

As bolsas Proof of Concept do ERC são atribuídas exclusivamente a Investigadores Principais que já receberam um subsídio ERC anteriormente. O seu principal objetivo é apoiar o potencial de inovação comercial e social da investigação financiada pelo ERC. “É preciso coragem e habilidade para levar uma ideia do laboratório para o mundo dos negócios”, diz Iliana Ivanova, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, no comunicado de imprensa do ERC. “As bolsas Proof of Concept anunciadas hoje são projetadas para permitir que os investigadores deem este passo corajoso e transformem investigação revolucionária em inovações tangíveis”. 

Maria Leptin, Presidente do Conselho Europeu de Investigação, acrescenta no mesmo comunicado: “Com a ajuda das bolsas ERC Proof of Concept, os nossos beneficiários podem dar um passo adiante e testar o potencial de mercado dos seus projetos de investigação fundamental”.

 
Fonte: 
Universidade NOVA de Lisboa (UNL)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock