Estudo

Portugal entre os países mais saudáveis do mundo

De acordo com edição de 2019 da «Bloomberg Healthiest Country Index», Portugal é o 22.º país mais saudável do mundo, entre os 169 países avaliados.

O índice em causa avalia os países de acordo com os vários fatores que permitem concluir o nível global de bem-estar de cada nação. Entre eles estão a esperança média de vida, a obesidade e o número de consumidores de tabaco, sendo ainda considerados fatores ambientais, como a qualidade da água.

Apesar de a posição de Portugal no ‘ranking‘ estar consolidada entre os melhores, perdeu um lugar relativamente à edição anterior, publicada em 2017, o que pode significas que, ou estamos menos saudáveis ou os outros países estão fazer mais do que que nós para melhorar. Na mais recente avaliação, Portugal obteve uma pontuação de 87,95 em 100.


A pontuação de alguns dos países avaliados, entre eles os mais saudáveis 

Espanha está em primeiro lugar

Em 2019, Espanha «roubou» o lugar a Itália, que desceu para a segunda posição. Em terceiro ficou a Islândia. Seguem-se o Japão, Suíça, Suécia, Austrália, Singapura, Noruega e termina com Israel.

A maioria dos países mais saudáveis fica na Europa. Os Estados Unidos da América estão em 35.º.

De acordo com a análise da Bloomberg, a vitória de Espanha fica a dever-se sobretudo à sua elevada esperança média de vida, atingindo quase os 86 anos, o valor mais alto dos 169 países considerados.

A zona do mundo com piores resultados é a região da África Subsariana, em que 27 nações ocupam os últimos 30 lugares da tabela. Os restantes três lugares são ocupados pelo Haiti, Afeganistão e Iémen.

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock e Bloomberg