Durante a era covid-19

Portugal e Espanha debatem protocolos e partilham experiência para retoma da atividade cirúrgica

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA) realizou uma sessão online, no dia 4 de junho, com o tema “A Retoma da Atividade Cirúrgica na Era COVID – Experiência de Portugal e Espanha”. O Webinar, que contou com a participação de profissionais de especialidades congéneres de Espanha, teve como objetivo fazer uma abordagem à experiência da retoma da atividade na área da Cirurgia Geral, durante a pandemia covid-19, em ambos os países.

“A união de forças e a partilha de conhecimento e experiências entre os profissionais de saúde de Portugal e de Espanha, poderá ser um contributo para ultrapassar esta pandemia da melhor forma e sem nunca descurar os elevados padrões de qualidade, pelos quais a Cirurgia Ambulatória já é reconhecida”, afirmou Carlos Magalhães, presidente da APCA.

Durante este Webinar, que contou com cerca de 550 inscritos e que foi, também, transmitido em direto na página oficial de Facebook da associação, foi feito um ponto de situação da realidade epidemiológica da covid-19, em Portugal e em Espanha. Os oradores de ambos os países abordaram as consequências que a pandemia trouxe para a atividade da Cirurgia Ambulatória, sobretudo no que respeita à Cirurgia Geral, tanto em termos de números, como de atuação dos profissionais de saúde e novas formas de atuação para a realização de procedimentos cirúrgicos.

Os participantes discutiram, ainda, protocolos e normas de atuação, circuitos e técnicas adotadas e a colocar em prática, nomeadamente no que respeita ao rastreio de doentes e dos acompanhantes, equipamentos de proteção individual, proteção contra aerossóis, consentimento informado, técnicas cirúrgicas recomendadas, entre outros. As opiniões foram na maioria das temáticas consensuais, divergindo apenas no tema da realização de testes a profissionais de saúde.

O Webinar contou com a participação de Gil Gonçalves, presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, Salvador Morales, presidente eleito da Asociación Española de Cirujanos (AEC), Luis Hidalgo, presidente da Associação de Cirurgia Mayor Ambulatória Espanhola (ASECMA), Jaime Vilaça, da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, Emanuel Guerreiro e Vicente Vieira, da APCA. Carlos Magalhães, presidente da APCA, Silva Pinto, vogal da APCA de Lisboa, e Célia Castanheira, secretária da APCA do Porto, estiveram responsáveis pela moderação.

 

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock