Compromisso

Portugal disponibilizou 12 mil doses de vacinas a Timor-Leste para combate à Covid-19

Portugal disponibilizou a Timor-Leste um lote de vacinas contra a COVID-19 composto por 12 mil doses e ainda material necessário para viabilizar a sua administração, designadamente seringas e agulhas.

As vacinas chegaram a Díli a bordo de um Boeing 767-300 da euroAtlantic Airways (EAA), empresa que desde o início da pandemia tem realizado vários voos entre Lisboa e Díli, sendo, em alguns momentos, uma das poucas alternativas para os portugueses viajarem entre as duas cidades. 

“É um primeiro lote destinado a um combate que transcende atualmente quaisquer fronteiras, o combate para pôr termo à situação pandémica que enfrentamos atualmente”, disse o embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira. 

Com esta ação conclui-se o primeiro ciclo de envio de vacinas para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, no âmbito do compromisso de disponibilizar àqueles países pelo menos 5% das vacinas contra a COVID-19 adquiridas por Portugal, salientou o Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

A operacionalização desta iniciativa é resultado do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, designadamente através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em Díli, e do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) e da Task Force do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal. 

 

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay