Investigação

Poluição atmosférica pode aumentar o risco de Covid-19

A exposição prolongada à poluição atmosférica ambiente pode aumentar o risco de infeção Covid-19, revela um novo estudo.

A investigação, publicada na revista Occupational & Environmental Medicine, indica que existe uma ligação mais forte nas partículas suspensas, com um aumento de 5% na taxa de infeção. Isto equivale, segundo os investigadores, a 294 casos adicionais por 100.000 pessoas por ano.

O estudo centra-se numa localidade no norte de Itália, uma região duramente atingida pela pandemia coronavírus, com a Lombardia como a área mais afetada em termos de casos e mortes. De acordo com a Agência Europeia do Ambiente (EEE), a maioria dos 3,9 milhões de europeus que residem em áreas onde a poluição atmosférica ultrapassa os limites da UE vivem no norte de Itália.

Pesquisas recentes implicaram a poluição atmosférica como um fator de risco para a infeção Covid-19, mas as falhas de planeamento do estudo e a captura de dados apenas até meados de 2020 limitaram as descobertas, segundo os investigadores.

Para resolver estes problemas, analisaram a exposição a longo prazo a poluentes aerotransportados e padrões de infeção COVID-19 desde o início da pandemia até março de 2021 entre os residentes de Varese, a oitava maior cidade da Lombardia.

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay