Partilha de bases de dados na investigação em Saúde

Plataforma FAIR4Health na fase final de desenvolvimento

A 5º Assembleia Geral do projeto FAIR4Health decorreu nos dias 16 e 17 de março, para acompanhar o progresso científico e tecnológico do projeto.

O FAIR4Health é o primeiro consórcio internacional de investigação em saúde a promover a utilização dos princípios FAIR (localizável, acessível, interoperável e reutilizável) em bases de dados.

Este projeto, financiado pela “Ciência com e para a Sociedade” do H2020 (SwafS-04-2018), conta com 17 parceiros de 11 países, entre eles a Universidade do Porto, e tem como objetivo promover a partilha e reutilização de bases de dados entre a comunidade científica na União Europeia.

Ao longo do projeto estão a ser desenvolvidas ferramentas tecnológicas que facilitam o processo de FAIRificação, cuja primeira demonstração foi feita nesta reunião. Em breve, a validação e demonstração da eficácia das metodologias será efetuada, utilizando os princípios FAIR, com recurso a bases de dados clínicas dos diferentes parceiros que compõem o consórcio.

Os dados resultantes serão partilhados e reutilizados num ecossistema seguro, controlado, legal e eticamente responsável. No final do projeto vão ser apresentados dois casos de estudo: identificação de padrões de multimorbidade e correlação da polimedicação no risco de mortalidade em idosos, e identificação de preditores precoces do risco de readmissão em 30 dias em doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica.

 

 

Fonte: 
Centro de Competências Para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto - Porto4Ageing
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro de Competências Para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto - Porto4Ageing