Plataforma educacional

Plataforma e4Nursing inova no ensino da Enfermagem

Protocolo entre a ESEP e a VirtualCare permite a disponibilização da Plataforma educacional e4Nursing às instituições de ensino superior interessadas na sua integração no ensino da Enfermagem.

A Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) assinou um protocolo de colaboração com a VirtualCare para a disponibilização, em condições vantajosas, da Plataforma educacional e4Nursing às instituições de ensino superior que ministrem cursos na área de Enfermagem. Esta plataforma emergiu da investigação produzida no âmbito do CIDESI – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas de Informação em Enfermagem - da ESEP, um dos 14 centros mundiais acreditados pelo ICN (International Council of Nurses).

A e4Nursing é uma plataforma web-based, bilíngue (Português / Inglês), orientada para o processo de conceção de cuidados de enfermagem, com uma arquitetura assente nas principais etapas do processo de tomada de decisão clínica e com uma estrutura de conteúdos alinhada com a Ontologia de Enfermagem, aprovada pela Ordem dos Enfermeiros. A aprovação pela OE, em 2020, da segunda versão da Ontologia de Enfermagem permite que todos os sistemas que a venham a usar no seu backend processem informação interoperável. A OE tem vindo a desenvolver esforços para que as empresas de desenvolvimento de software na área da saúde venham a usar a Ontologia de Enfermagem nos seus sistemas, com particular enfoque nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Este facto reforça a pertinência da incorporação daquela ontologia na plataforma e4Nursing.

Assim, explica a Escola Superior de Enfermagem do Porto, “esta plataforma poderá ser um recurso muito valioso na formação graduada, pós-graduada (incluindo o âmbito da mobilidade internacional de estudantes) e ainda, na formação contínua, como a desenvolvida pelos departamentos de formação das instituições de saúde”.

“Esta nova solução tecnológica, fruto da colaboração da ESEP com a VirtualCare, fundamenta o seu potencial nos princípios da “aprendizagem baseada em problemas” e na promoção da interação entre o docente e os estudantes, centrando o processo de aprendizagem na conceção de cuidados, isto é, no desenvolvimento de competências de tomada de decisão clínica e na capacidade de explanação e sistematização dos cuidados de enfermagem”, acrescenta em comunicado.

Segundo a ESEP, “o desenvolvimento desta plataforma educacional e a sua disseminação irá permitir que os recursos técnicos e científicos que mobiliza, por intermédio de parcerias com outras instituições, sejam progressivamente adensados, contribuindo para o avanço dos processos formativos, na área da enfermagem. A disponibilização desta plataforma permite, agora, aos interessados na sua utilização, adicionar um recurso pedagógico inovador, no âmbito da sua oferta formativa, promovendo, junto dos seus públicos, uma solução de formação e educação de excelência”.

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem do Porto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay