Pernas pesadas, cansadas e com dor são os primeiros sintomas

Plataforma digital “Dor nas Pernas” lançada para informar sobre Doença Venosa Crónica

A Servier Portugal acaba de lançar o projeto digital "dor nas pernas". O objetivo é, através do website e das respetivas redes sociais, informar e esclarecer sobre a Doença Venosa Crónica (DVC), desde as primeiras queixas, bem como aconselhar para um estilo de vida que ajude a prevenir e tratar precocemente a patologia.

Em Portugal, à semelhança de outros países ocidentais, a doença atinge cerca de 35% da população adulta, com maior incidência nas mulheres a partir dos 30 anos. "A DVC resulta de uma insuficiência das válvulas nas veias que, por consequência, dificulta o retorno venoso. Assim, pode haver uma maior acumulação de líquidos na região das pernas, com consequente aumento de pressão nas veias. Tudo isto pode contribuir para inflamação, inchaço, entre outros sintomas típicos", explica Margarida Santos, médica interna de Medicina Geral e Familiar.

No website "dor nas pernas" é possível encontrar toda a informação sobre a patologia, com recurso a botões interativos e muitas curiosidades sobre o tema. Também se dão a conhecer quais os primeiros sintomas, muitas vezes considerados normais, como dor, sensação de pernas cansadas e/ou pesadas, comichão, cãibras, bem como situações mais graves de varizes, edema (pernas inchadas) e alterações da cor da pele.

São ainda bastantes as pessoas a desvalorizar a doença e os seus sintomas numa fase inicial, daí a importância deste site da Servier, para alertar a população para um diagnóstico e tratamento adequado e atempado, de forma a que a DVC não tenha um impacto negativo na qualidade de vida de cada um. “As queixas iniciais de DVC como as pernas pesadas, cansadas e com dor impactam diretamente o dia-a-dia dos doentes, limitando tarefas simples como, por exemplo, pequenas deslocações ou subir escadas. Os doentes devem ir ao médico aos primeiros sintomas, sendo que quanto mais cedo for feito o diagnóstico e mais cedo se começar a tratar a doença, melhor será a sua evolução", explica Margarida Santos.

Esta iniciativa pretende dar acesso a conteúdos digitais fidedignos sobre a Doença Venosa Crónica de forma a que o doente possa abordar a sua condição de saúde junto do seu médico ou farmacêutico com confiança.

Na plataforma são descritos os principais fatores de risco para vir a sofrer de DVC: idade, género feminino, gravidez, predisposição familiar, obesidade, tabaco, falta de exercício físico e obstipação. E ainda como é avaliada a evolução, do ponto de vista clínico e quais as medidas para prevenir e tratar a doença com medidas higieno-dietéticas, medicamentos venoativos, cremes ou geles, meias elásticas, escleroterapia, ou, em última análise, cirurgia.

Num separador sobre "Pernas Saudáveis" encontram-se artigos sobre a melhor forma de aliviar as pernas inchadas, prevenir e tratar a dor, quais as estratégias para lidar com o calor que está a chegar em força e alguns dos sinais que não deve ignorar.

Como é muito importante saber manter a saúde das pernas, o site partilha também informação sobre como "Viver Bem", nomeadamente com uma alimentação saudável e controlando o peso corporal, bem como os benefícios da caminhada para o seu bem-estar físico e mental, particularmente para a saúde das suas pernas.

O website e redes sociais "dor nas pernas" serão atualizados frequentemente com informações pertinentes, para manter uma boa saúde venosa das suas pernas.

 

Fonte: 
PR Influencer
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock