Dia 19 de novembro

Piaget de Silves assinala Dia Mundial da Prematuridade

Colóquio e workshop no campus académico juntam profissionais de saúde e estudantes com o propósito de aumentar a consciencialização sobre a problemática dos nascimentos prematuros e as suas consequências para os recém-nascidos e respetivas famílias.

O Instituto Piaget de Silves associa-se às comemorações do Dia Mundial da Prematuridade com a realização de um colóquio e de um workshop, a decorrer no dia 19 de novembro, no auditório do campus académico.

A iniciativa, dirigida em primeira linha a enfermeiros, estudantes de enfermagem e outros profissionais de saúde, visa sensibilizar os estudantes e restante comunidade académica para a problemática da prematuridade, proporcionando ao mesmo tempo um momento formativo e de partilha interdisciplinar.

O Dia Mundial da Prematuridade, também conhecido como Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, comemora-se a 17 de novembro. A efeméride é promovida pela EFCNI – European Foundation for the Care of Newborn, uma plataforma criada em abril de 2008, a nível europeu. Constituída por pais e profissionais de saúde, o movimento tem o propósito de dar voz aos recém-nascidos prematuros, bem como às suas famílias.

A data instituída serve, acima de tudo, para aumentar a consciencialização para os nascimentos prematuros, mortes e sequelas devido à prematuridade, bem como para alertar para medidas simples, comprovadas e eficientes que poderiam preveni-los. Um bebé prematuro caracteriza-se pela imaturidade do seu organismo, tornando-o mais vulnerável e sensível a determinados fatores externos, como a luz e o ruído.

O programa de atividades preparado pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Silves arranca às 8h30, com um workshop com o tema “Suporte Básico de Vida Pediátrico”. Às 11 horas tem o início o colóquio que se prolonga até ao final da tarde, com múltiplas intervenções de profissionais de saúde, três mesas ao longo dia e debates.

 

Fonte: 
Big Question
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.