A 20vPnC está em desenvolvimento para prevenção de doenças invasivas e pneumonia

Pfizer estuda a possibilidade de conjugar a vacina Covid-19 com a vacina pneumocócica

A Pfizer anunciou esta segunda-feira que deu início a um estudo para investigar a coadministração da sua vacina conjugada pneumocócica (20vPnC) na sequência de uma dose de reforço da vacina BNT162b2 contra a Covid-19 (conhecida por Comirnaty)

De acordo com a Pfizer, o estudo incluirá 600 adultos com idade igual ou superior a 65 anos que serão recrutados a partir do ensaio de fase III da BNT162b2 e que terão recebido a segunda dose da vacina pelo menos seis meses antes. Os sujeitos serão aleatoriamente selecionados para receber a vacina conjugada pneumocócica e uma terceira dose de vacina contra a Covid-19, ou cada uma destas com placebo.

O principal objetivo do estudo é a segurança de ambas as vacinas administradas em conjunto, com seguimento seis meses após a imunização, enquanto os objetivos secundários incluem respostas imunes produzidas por cada uma das vacinas.

A vacina candidata a 20vPnC da Pfizer baseia-se no seu produto atualmente comercializado Prevnar 13, que fornece proteção contra doenças invasoras causadas por serótipos de streptococcus pneumoniae 1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F. Além destes serótipos, 20vPnC também contém conjugados capsulares de polissacarídeo para sete serótipos adicionais que causam a doença pneumocócica.

A potencial vacina conjugada pneumocócica da Pfizer está atualmente em desenvolvimento para a prevenção de doenças invasivas e pneumonia causada por 20 serótipos de S. pneumoniae em adultos com idade igual ou superior a 18 anos. Em dezembro do ano passado, a FDA aceitou a revisão prioritária de um pedido que pedia a aprovação da vacina, com data de revisão-alvo em junho. Entretanto, a Agência Europeia de Medicamentos aceitou recentemente rever um pedido de comercialização para a 20vPnC.

 

 

Fonte: 
FirstWord Pharma
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock