Estudo

Perfis hormonais podem ser usados para melhorar as taxas de sobrevivência para o cancro da mama

Um estudo da RCSI University of Medicine and Health Sciences forneceu uma visão mais ampla sobre o papel que as hormonas desempenham no desenvolvimento do cancro da mama. As novas descobertas podem melhorar o tratamento para o cancro da mama, ajudando os clínicos na otimização dos cuidados individuais e na melhoria das taxas globais de sobrevivência dos doentes.

O estudo intitulado " “Steroid Ligands, the Forgotten Triggers of Nuclear Receptor Action; Implications for Acquired Resistance to Endocrine Therapy,”, é publicado na Clinical Cancer Research.

O estrogénio hormonal provou ter um impacto no desenvolvimento do cancro da mama e há fortes evidências de que outras hormonas, como o andrógeno, também podem participar.

Segundo a OMS, 2,3 milhões de mulheres foram diagnosticadas com cancro da mama em 2020.  Só na Irlanda, são diagnosticadas 3.600 mulheres, por ano, com cancro da mama. A maioria recebe terapia hormonal.

Sabendo que cada doente pode responder de forma diferente à terapia hormonal, com alguns tendo uma resposta mais positiva do que outros, este estudo analisou vários perfis hormonais para fornecer aos investigadores uma compreensão mais profunda sobre como as células cancerígenas da mama são afetadas por diferentes hormonas e para perceber as diferentes respostas à terapia. 

O estudo descobriu que os perfis hormonais antes e depois do tratamento desempenham um papel significativo no sucesso da terapia. Esta descoberta abre a porta a novos estudos em coortes de pacientes maiores para melhorar as taxas de sucesso associadas ao tratamento do cancro da mama.

"As hormonas são moléculas de sinalização poderosas que desempenham papéis importantes para ajudar o nosso corpo a funcionar normalmente e responder ao mundo que nos rodeia. Há mais de 100 anos que sabemos que os estrogénios desempenham um papel na produção de cancros da mama e muitos dos medicamentos comuns prescritos para o tratar são para reduzir a quantidade destas hormonas ou para bloquear a sua ação. Infelizmente, nem todos os pacientes responderão a estes fármacos e precisamos de uma melhor forma de determinar a resposta a este tipo de terapia", disse Marie McIlroy, autora sénior do estudo e Docente, Investigação Endócrina de Oncologia, Departamento de Cirurgia, RCSI.

"Olhando para os níveis hormonais tumorais de cada pessoa, temos uma melhor ideia das diferenças entre as pessoas que respondem bem ao tratamento hormonal e as que não o fazem, potencialmente permitindo-nos tomar decisões mais informadas sobre as opções de tratamento", conclui.

 

 

Fonte: 
RCSI University of Medicine and Health Sciences
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock