Especialista lança o alerta

Pandemia pode ser o maior golpe para a saúde mental desde a 2ª Guerra Mundial

A pandemia Covid-19 pode ser o maior golpe para a saúde mental desde a Segunda Guerra Mundial. Segundo Adrian James, presidente do Royal College of Psychiatrists, mesmo que o vírus seja controlado, haverá consequências "profundas", a longo prazo, para a saúde mental.

Em entrevista ao jornal Guardian, o psiquiatra afirmou que a pandemia Covid-19 “é provavelmente o maior golpe para a saúde mental desde a Segunda Guerra Mundial”.

As mortes de entes queridos, o desemprego em massa e os efeitos sociais do confinamento trazem efeitos nefastos a longo prazo nesta área.

De acordo com os dados divulgados, no reino unido, houve um aumento de 15 % no encaminhamento urgente de pessoas que sofrem de crises de saúde mental, entre março e julho deste ano.

Um relatório divulgado em outubro mostrou ainda que cerca de 10 milhões de pessoas, incluindo 1,5 milhão de crianças, poderiam precisar de receber cuidados de saúde mental após a pandemia.

Segundo o Center for Mental Health, depressão e ansiedade são os distúrbios mais prevalentes nesta população.

Também os profissionais de saúde estão em risco de desenvolver condições como transtorno de stresse pós-traumático (PTSD), alertam os especialistas.

 

Fonte: 
Daily Mail
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay