Com vista a um maio conhecimento científico sobre a doença

PAN defende criação de Registo Único da Diabetes de tipo 1 a funcionar junto Instituto Dr. Ricardo Jorge

O Grupo Parlamentar do PAN - Pessoas-Animais-Natureza deu hoje entrada na Assembleia da República de uma iniciativa em que exorta o Governo a cria um Registo Único da Diabetes de tipo 1, uma doença pouco conhecida, que se pode desenvolver em qualquer idade, sendo, no entanto, uma das doenças crónicas mais comuns na infância.

“Apesar de Portugal contar com um Programa Nacional para a Diabetes, que tem entre as suas competências a promoção e a dinamização do conhecimento sobre a doença em Portugal, não existe, contudo, um programa estruturado e único, que integre e disponibilize, de forma atualizada, toda a informação no que respeita à diabetes tipo 1, nomeadamente em relação à sua incidência e prevalência em todas as faixas etárias”, esclarece em nota de imprensa.

Deste modo, o PAN defende “a criação de um Registo Único para a Diabetes de tipo 1, capaz de garantir um melhor conhecimento científico sobre a doença, e, consequentemente, uma melhor definição de políticas de saúde”.  Considera também que a melhor entidade para colocar em prática este registo, é o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e explica: “por ser um organismo público integrado na Administração Indireta do Estado, sob a tutela do Ministério da Saúde, com autonomia científica, técnica, administrativa, financeira, bem como experiência e prática de recolha deste tipo de dados”.

Em Portugal, a diabetes (tipo 1 e 2) afeta mais de um milhão de pessoas, a que acrescem mais de dois milhões de pré-diabéticos. Anualmente, morrem mais de quatro mil portugueses devido à diabetes, ocorrem mais de sete mil casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e são efetuadas cerca de 1.500 amputações dos membros inferiores em portadores desta doença. O relatório anual do Observatório Nacional da Diabetes – “Diabetes: Factos e Números”, de 2018, revela que a prevalência estimada da diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos foi de 13,6%.

“Isto significa que mais de um milhão de portugueses neste grupo etário tinha diabetes, 56% já diagnosticados e 44% ainda não diagnosticados. Por outro lado, o impacto do envelhecimento da estrutura etária da população portuguesa refletiu-se num aumento de 1,9 pontos percentuais da taxa de prevalência da diabetes entre 2009 e 2018, correspondendo a um crescimento de 16,3% nesse intervalo”, revela em comunicado.

Fonte: 
PAN – Pessoas-Animais-Natureza
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock