SPPCV está a promover uma campanha de consciencialização para a doença

Osteoporose afeta um milhão de portugueses

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover uma campanha de consciencialização para a osteoporose, uma doença que afeta cerca de um milhão de portugueses e é causa de fraturas graves. A campanha vai ser divulgada no âmbito do Dia Mundial da Osteoporose, que se assinala a 20 de outubro.

A osteoporose atinge 17 por cento das mulheres e 2,6 por cento dos homens, facto que se explica pelo declínio hormonal que ocorre durante a menopausa e que acentua a perda de matriz óssea.

“Não perca mais tempo. Aposte numa melhor saúde dos seus ossos!” é o mote desta iniciativa que está disponível nas redes sociais e junto das Unidades de Cuidados à Comunidade – Centros de Saúde, através de um vídeo informativo.

Para Miguel Casimiro, neurocirurgião e presidente da SPPCV, “o principal objetivo desta campanha é de alertar a população para a existência da doença, dos seus sinais e sintomas, dos fatores de risco e das formas de prevenção desta patologia, que é uma das principais causas de fratura, sobretudo, em pessoas idosas e do sexo feminino.”

Caraterizada pela diminuição de massa óssea, a osteoporose é uma doença do esqueleto que enfraquece os ossos, ou seja, que retira qualidade e resistência às estruturas ósseas, tornando-as mais vulneráveis ao risco de fratura.

Para além do impacto desta doença na qualidade de vida dos doentes, as fraturas osteoporóticas podem ter graves consequências, nomeadamente a incapacitação grave do doente, ou até mesmo a mortalidade. A probabilidade de vir a sofrer de osteoporose aumenta com a idade, mas a doença não é uma consequência inevitável do envelhecimento.

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock