Investigação

Os níveis de anticorpos contra a Covid-19 diferem entre homens e mulheres

Um novo estudo, desenvolvido pela Universidade de Telavive, em Israel, descobriu que os níveis de anticorpos contra a Covid-19 mudam de acordo com a idade e o sexo.

Entre 8 de novembro de 2020 e 5 de março de 2021, os investigadores analisaram 26.170 amostras de sangue recolhidas entre pessoas que foram infetadas com o novo coronavírus, pessoas que foram vacinadas e pessoas não vacinadas suspeitas de contrair Covid-19, mas que eram assintomáticas.

As descobertas podem indicar a necessidade de diferentes métodos para incentivar o desenvolvimento de anticorpos em homens e mulheres, disse o investigador da Universidade de Telavive, Noam Shomron, um dos autores do estudo.

Entre as mulheres, verificou-se que os níveis de anticorpos aumentavam a partir dos 51 anos, quando comparados com níveis em homens de idade semelhante. "Este fenómeno pode estar relacionado com mudanças nos níveis da hormona do estrogénio, observadas por esta idade, que afeta o sistema imunitário", afirmou a Universidade de Telavive em comunicado.

Nos homens, os níveis mais altos de anticorpos foram detetados por volta dos 35 anos. "Isto pode estar relacionado com alterações nos níveis da testosterona e o efeito no sistema imunitário", acrescenta o comunicado.

Globalmente, os investigadores observaram que os jovens adultos sofreram maiores concentrações de anticorpos durante um período mais longo em comparação com os idosos vacinados. De acordo com o estudo, verificou-se uma diferença na casa das dezenas, em termos percentuais, na diminuição dos níveis de anticorpos entre grupos etários mais jovens e "muito velhos".

 

Fonte: 
The Times of Israel
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay