Exposição patente até 20 de setembro na Escola de Medicina da Universidade do Minho

Os 100 anos da descoberta da insulina celebram-se na cidade de Braga

A exposição “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina” está em exibição na cidade de Braga, mais precisamente na Escola de Medicina da Universidade do Minho. A exibição itinerante iniciou o seu percurso em Lisboa e já esteve em cidades como Coimbra e Porto.

Esta mostra tem como objetivo divulgar uma nova perspetiva sobre a insulina, através de uma viagem aos principais marcos históricos relativos ao tratamento da diabetes desde o antigo Egipto até 1921, o ano da descoberta da insulina.

Nos anos 80 do século XX, a insulina passou a ser totalmente comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde, o que permitiu que grande parte da população tivesse acesso a este tratamento, sendo este um dos destaques da exposição. Em Portugal, a figura de Ernesto Roma, um médico nascido no Minho, assume um papel determinante, pois foi o responsável pela introdução do conceito de educação terapêutica no tratamento com insulina das pessoas com diabetes e é a si que se deve a criação da primeira associação de diabetes do mundo, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP). Uma instituição que ao longo dos seus 95 anos de história tem mantido alta a bandeira de respeito pelas pessoas com diabetes e de defesa da sua autonomia e integração social.

No dia 13 de setembro haverá uma conversa sobre a insulina e a diabetes, que contará com a participação de Luís Gardete Correia (Presidente da Fundação Ernesto Roma e médico da APDP), de Filipa Ribeiro (investigadora do ICVS) e Marina Gonçalves (diretora do Centro de Medicina Digital P5) no auditório A1.05, na Escola de Medicina, num evento moderado pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da UMinho. A partir das 11h a sessão pode ser acompanhada presencialmente ou através da transmissão no canal de YouTube daquela universidade.

A exposição irá permanecer na Universidade do Minho até ao dia 20 de setembro. Para mais informações, consulte o link www.100anosinsulina.pt.

 

 

Fonte: 
Pixabay
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal