Campanha sensibiliza para o tratamento e prevenção das dores nas costas

Ortopedista Rui Duarte é o novo coordenador da campanha “Olhe pelas Suas Costas”

Rui Duarte, diretor do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar do Médio Ave e professor na Escola de Medicina da Universidade do Minho, é o novo coordenador da Campanha “Olhe Pelas Suas Costas”. A iniciativa, que tem como objetivo alertar a população para a importância de manter uma coluna saudável, recorda que um terço dos portugueses vivem diariamente com dores nas costas.

“É com grande entusiasmo que abraço o desafio de coordenar a campanha que tem como missão cuidar da saúde das costas dos portugueses”, afirma o novo coordenador. “Espero nestes próximos anos, com a restante equipa de especialistas que compõem a “Olhe Pelas Suas Costas”, contribuir para que a população esteja mais atenta à necessidade de prevenir acidentes e lesões, praticar exercício físico e tratar os problemas das costas que tanto prejudicam a qualidade de vida”, conclui.

Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística, um em cada três portugueses (37,3%) tem dor lombar crónica, sendo que a lombalgia afeta 43% das mulheres e quase um terço (30,9%) dos homens acima dos 15 anos.

A lombalgia, conhecida como dor nas costas, é um dos motivos mais comuns pelos quais as pessoas adultas faltam ao trabalho, sendo uma das condições com maior impacto na qualidade de vida dos afetados e a primeira causa de incapacidade permanente e temporária no trabalho. “Afeta não só o dia dos afetados como também a qualidade do sono e a situação pode agravar-se devido aos hábitos cada vez mais comuns e prejudiciais para a coluna, como o uso da tecnologia e o teletrabalho, por exemplo. É urgente apostar na prevenção, combater o sedentarismo e também o excesso de peso e obesidade, que colocam em risco a saúde da coluna.”, alerta o médico.

A larga maioria das dores lombares são benignas, mas em alguns casos associam-se à degradação de discos intervertebrais ou a doenças degenerativas, tumorais ou infeciosas. Nestes casos, o tratamento adequado tem um papel crucial, sendo importante estar atento aos sinais de alarme, como perda da força muscular, alteração da sensibilidade ou alterações neurológicas, procurando ajuda especializada.

Garantir condições ergonómicas durante o período laboral e apostar numa boa alimentação e praticar exercício físico adequado, que tem impacto no peso, na correção da postura e, consequentemente, no alívio das dores, são alguns dos cuidados a ter para evitar estes sintomas.

“Mas os cuidados com a coluna vão além disto. É importante ter atenção às lesões na coluna, que podem deixar sequelas e acarretam consequências absolutamente devastadoras para os afetados.”, reforça o médico. Acidentes rodoviários, quedas, atividades lúdicas e desportivas e atos de violência são algumas das causas evitáveis que todos os anos, em todo o mundo, estão na origem de mais de 500 mil lesões. “A coluna vertebral protege a espinal medula, sendo esta uma das suas funções mais importantes. Quando há uma lesão, o doente perde funções motoras e de sensibilidade. Em casos mais extremos, pode deixar de conseguir mover os membros. E a verdade é que ninguém está imune, estas lesões podem acontecer a qualquer pessoa”, remata.

A Campanha “Olhe Pelas Suas Costas” foi lançada em 2009 com o objetivo de alertar a população para a problemática das dores nas costas, alertar para as suas consequências na vida pessoal e profissional dos portugueses e educar sobre as formas de prevenção e os tratamentos existentes. A iniciativa tem a chancela da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, da Associação Para o Estudo da Dor, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia, da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação e da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e conta com o apoio da Medtronic.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Reprodução Linkedin