“Sem equilibrar a organização não existe uma eficaz gestão da doença”, diz Estevão Pape

A organização e gestão da diabetes em Portugal em destaque em Reunião Temática do NEDM

A organização e gestão da diabetes em Portugal vai estar em destaque na 9ª Reunião Temática do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) que se realiza no próximo sábado, dia 27 de maio, em Peniche.

Este encontro conta com a participação das principais autoridades nacionais na área da diabetes: Ricardo Mestre, Secretário de Estado da Saúde, Sónia do Vale, Coordenadora do Programa Nacional da Diabetes, Pedro Cunha, Presidente do Colégio de Medicina Interna da Ordem dos Médicos e Luís Campos, do GAPS, vão analisar a atual situação nacional sobre esta patologia

Para Estevão Pape, Coordenador do NEDM, “num momento em que tanto se aborda a reorganização do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nós ousamos levar a efeito uma reunião sobre um tema de organização e gestão, quer da doença da diabetes, quer da assistência da diabetes, ou seja, das consultas, das entidades, dos grupos e equipas que tratam as pessoas com esta doença”.

Ainda segundo Estevão Pape “sem equilibrar a organização não existe uma eficaz gestão da doença. Não basta ter novos fármacos, novas realidades, novos tratamentos, novas maneiras de educação terapêutica. Se não há equipas organizadas não basta ter fármacos modernos e eficazes. É preciso estarmos organizados em equipas multidisciplinares. É um passo importante para que lancemos o debate que até agora não tem sido lançado especificamente a nível da diabetes”.

Cerca de 12% dos portugueses são diabéticos e dentro de um ano serão 15%. A hospitalização de doentes diabéticos tem uma expressão muito grande, nos serviços de Medicina Interna os diabéticos representam 30% dos internamentos. Em Portugal são realizadas 12 milhões de consultas anuais no sistema público e 8 milhões no sistema privado.

Consulte aqui o programa - https://www.admedic.pt/uploads/programa_9-reunia-o-tema-tica-do-nedm.pdf

 

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM)