“Alimentação Divertida – O prazer das frutas e legumes”

Ordem dos Nutricionistas promove programa educativo em parceria com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde

Unindo a nutrição e a educação para promover hábitos saudáveis nos mais novos de forma criativa e divertida, “Alimentação Divertida – O prazer das frutas e legumes” é nova iniciativa da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde em parceria a Ordem dos Nutricionistas. Os primeiros momentos do programa decorrem já esta semana, dedicada à alimentação, nos dias 16 e 17 de outubro.

A Ordem dos Nutricionistas associa-se à Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) na dinamização de um programa educativo que, com uma abordagem criativa, lúdica e pedagógica, procura reforçar aprendizagens cognitivas e emocionais, incentivar o consumo de frutas e legumes, prevenir a obesidade infantil e promover o bem-estar físico e psicológico entre crianças do 1.º ciclo do ensino básico.

As primeiras ações da iniciativa “Alimentação Divertida – O prazer das frutas e legumes” terão lugar já nos dias 16 e 17 de outubro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação. No dia 16, a Escola Básica do Alto do Moinho, do Agrupamento de Escolas Vale de Milhaços, acolhe cerca de 200 crianças num evento que contará com a presença da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Liliana Sousa. No dia seguinte, 17 de outubro, sexta-feira, será a vez do Agrupamento de Escolas de Alvalade receber o programa, também com 200 alunos participantes.

Estas atividades marcam o início de uma colaboração entre a Ordem dos Nutricionistas e a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde que se pretende alargar a outras escolas do país, promovendo uma maior literacia alimentar e nutricional junto das comunidades educativas, reforçando o papel da educação para a saúde como investimento essencial no futuro das crianças.

“A união de esforços entre a sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e a Ordem dos Nutricionistas, além de outros importantes parceiros, demonstra a força do trabalho em rede e do investimento em intervenções diretas junto da população. O programa «Alimentação Divertida – O prazer das frutas e legumes» é essencial para a sensibilização através da g gamificação da razão e emoção combinadas. Estamos muito felizes por darmos corpo junto dos professores, alunos e cuidadores a estas iniciativas.”, refere Cristina Vaz de Almeida, Presidente da SPLS.

Para Liliana Sousa, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, “esta parceria representa um passo importante na promoção da literacia alimentar e nutricional das crianças portuguesas, envolvendo escolas, famílias e profissionais de educação num esforço conjunto para criar ambientes alimentares mais saudáveis e conscientes. Iniciativas como esta mostram que é possível educar para a saúde através da emoção, da experimentação e do prazer de comer bem.”.

A Ordem dos Nutricionistas e a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde encontram-se ainda a preparar a formalização de um protocolo de cooperação, que reforçará o compromisso mútuo com a promoção da literacia em saúde e da alimentação ao longo da vida, em linha com as metas nacionais e internacionais para a promoção da saúde pública e do bem-estar das populações.

 

Fonte: 
Silver Lining
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.