Esclarecimento

Ordem dos Médicos Veterinários esclarece que não existe evidência de que os animais possam transmitir coronavírus aos humanos

Depois de terem sido veiculadas várias notícias a dar conta de que as pessoas infetadas com coronavírus devem evitar o contacto com animais de estimação, deixando “no ar” que este contacto pode aumentar os riscos de transmissão, a Ordem dos Médicos Veterinários afasta-se destas publicações reafirmando que o vírus só se transmite entre humanos.

"Até hoje, não há qualquer evidência científica de que os animais de companhia possam transmitir o vírus ao seu detentor", garante o bastonário dos veterinários, Jorge Cid, sublinhando que o novo coronavírus não se transmite pelos animais, "transmite-se de homem a homem". 

Estas afirmações são sustentadas pela Organização Mundial de Saúde Animal que na sua página esclarece que são necessários mais estudos para perceber se os animais pode ser afetados pelo novo coravírus e que forma este os afetará. No entanto, até hoje, não registo de nenhum caso de Covid-19 em animais de estimação.

Clínicas e hospitais veterinários aconselhados a reduzir atendimento

À semelhança do que tem acontecido nos vários setores da sociedade, a Ordem dos Médicos Veterinários, aconselhou as clínicas e hospitais a reduzirem o atendimento às urgências.

Segundo as recomendações da OMV, estas unidades devem evitar cirurgias de rotina e manterem-se "preparadas e abertas" apenas para situações consideradas urgentes, afirma o bastonário.

Entre outras recomendações, a OMV faz saber ainda que quem necessitar de atendimento presencial deve entrar à vez nas instalações e depois aguardar no exterior até terminar a consulta.

Caso tenha alguma dúvida, garante a Ordem, pode entrar em contacto por telefone ou via email.

 

 

Fonte: 
Ordem dos Médicos Veterinários
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay