Aumenta a capacidade global para 74 camas

Ordem da Trindade abre nova Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença

A Ordem da Trindade, instituição privada de solidariedade social sem fins lucrativos, abre, hoje, uma Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença, enquadrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados do concelho do Porto, tendo já recebido os primeiros utentes.

Com capacidade para acolher 29 pessoas, a nova infraestrutura é um complemento à oferta da instituição na área dos cuidados continuados de longa duração (19 camas) e de média duração (26 camas).

Francisco Miranda Duarte, diretor-geral da Ordem da Trindade, afirma: “A Ordem da Trindade, enquanto instituição multissecular com um papel ativo nos cuidados continuados e no apoio aos mais idosos, passa a disponibilizar 74 camas, que são as únicas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, no concelho do Porto. Este facto ilustra bem a importância da instituição na prestação individualizada e humanizada de cuidados, bem como no contributo social que tem nesta zona do país, honrando os seus 266 anos de história.”

A Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença destina-se a pessoas com doença crónica ou em fase de reabilitação de um processo agudo, com perda de autonomia potencialmente recuperável por um período de 30 dias.

Durante o processo de recuperação, cada utente terá um plano individual de intervenção interdisciplinar.

O investimento da Ordem da Trindade na Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença ascende a cerca de 3,5 milhões de euros.

No total, são criados 36 postos de trabalho diferenciados, incluindo 12 enfermeiros e 14 assistentes operacionais, bem como vários técnicos superiores de saúde, que reforçam o compromisso da instituição em disponibilizar equipas de excelência na prestação dos cuidados.

Este investimento representa ainda um passo significativo na reabilitação dos espaços da Ordem da Trindade no centro do Porto, respeitando elevados critérios de qualidade e valorização patrimonial.

“Com este projeto, estamos a dar continuidade ao plano de reabilitação das nossas infraestruturas, no sentido de aumentar a capacidade e oferecer melhor qualidade de serviço. As nossas equipas multidisciplinares também saem reforçadas, com a integração de recursos humanos especializados, que vão continuar a dar a importante resposta que ficou patente durante a pandemia. O nosso foco foi, é e será sempre a total segurança dos nossos utentes”, nota Francisco Miranda Duarte.

Fonte: 
BloomCast Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Ordem da Trindade