Optometristas exercem em Portugal há mais de 25 anos

Optometristas têm novo código de conduta

A Associação de Profissionais Licenciados em Optometria (APLO), acaba de divulgar com os mais de 1.200 membros, o código de conduta dos optometristas. Este novo código vem colmatar a necessidade de mostrar ao público todas as bases que orientam o trabalho dos optometristas enquanto profissionais de saúde.

Com um grande foco no público, este novo código de conduta traz vários benefícios aos utentes como uma maior facilidade em reconhecer um optometrista, maior clareza em entender o que pode esperar e deve exigir do optometrista e melhor informação para que o doente possa entender mais sobre os cuidados para a saúde da visão que recebe.

A APLO esclarece que este novo código de conduta, “mais do que um mero texto escrito a ser exposto, com o intuito de dar a conhecer aos utentes os nossos serviços, é algo que reflete e resume a conduta que os membros da APLO adotam na sua prática profissional.”

Acrescenta ainda que, “O Código de Conduta é uma manifestação positiva dos Optometristas para a sociedade. Constitui uma declaração livre, assumida e que emana o que há de mais essencial num Optometrista. Este Código de Conduta não tem um propósito punitivo, mas sim informativo. Do ponto de vista regulador, disciplinar e punitivo, a APLO tem o Conselho Disciplinar, ao qual podem ser apresentadas queixas ou exposições, que serão analisadas à luz dos regulamentos internos da APLO referidos e que contemplam de forma detalhada as penalizações e sanções adequadas às más práticas que sejam identificadas. Estas penalizações e sanções vão desde o aviso à expulsão da APLO.”

O código de conduta já foi divulgado junto de todos os membros e deve já estar presente na prática profissional de todos os optometristas.

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock