A convite da OMS no Fórum Económico Mundial

Optometristas portugueses em Davos para debater o futuro da Tecnologia Assistiva

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) participou, a convite da AT Scale, na iniciativa da UNOps sobre tecnologia assistida que decorreu no Fórum Económico Mundial, em Davos.

Mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de deficiência visual ou cegueira evitável porque não lhes são assegurados os cuidados necessários para problemas como miopia, glaucoma ou cataratas.

A solução, a tecnologia assistiva nos cuidados de saúde da visão, providencia técnicas e processos que garantem a assistência e reabilitação da qualidade de vida de pessoas com deficiência, evitando que sofram risco de isolamento ou que se tornem totalmente dependentes da família, comunidade e/ou do governo.

Raúl Sousa, presidente da APLO, considera a presença em Davos um momento de extrema importância, afirmando que “a Associação, apoiada pelos congéneres internacionais, deixou bem patente a necessidade urgente em agir e investir para poupar e promover vidas através de tecnologias e produtos assistivos que garantam cuidados para a saúde da visão atempados, de qualidade e de proximidade. A ATscale estima que por cada dólar investido no fornecimento de produtos assistivos pode esperar-se um retorno de nove dólares”.

“O convite da Organização Mundial de Saúde é um sinal claro de reconhecimento da importância dos optometristas na prestação de cuidados para a saúde da visão, em todo o Mundo”, acrescenta Raúl Sousa.

A ATscale, a Parceria Global para Tecnologia Assistiva, com uma intervenção intersectorial, tem como objetivo desenvolver o trabalho existente e definir estratégias unificadas para fortalecer a disponibilidade e o acesso a tecnologias assistivas acessíveis e apropriadas.

As reuniões decorreram no âmbito da 53ª edição do Fórum Económico Mundial que juntou 2.700 representantes de 130 países em torno do tema: “Cooperação num mundo fragmentado".

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
APLO