Start-up portuguesa

Ophiomics vence semifinal dos everis awards e arrecada 17.000 euros

Rastrear doentes com cancro do fígado e a sua elegibilidade para tratamento curativo por transplante hepático é a proposta de valor da solução HepatoPredict, desenvolvida pela Ophiomics, a grande vencedora da semifinal da 19ª edição dos prémios Everis Awards. A start-up portuguesa para além de receber 17 mil euros é agora candidata ao prémio atribuído na final internacional, no valor de 700 mil euros.

A solução apresentada pela startup portuguesa materializa-se num dispositivo médico (IVD – in vitro diagnostics) que permite avaliar com uma taxa de sucesso superior às abordagens atualmente existentes, o nível de sucesso de um transplante hepático em pacientes com cancro do fígado. A solução desenvolvida pela Ophiomics, que integra biomarcadores genómicos e um algoritmo de decisão desenvolvido de raiz com base em machine learning, pretende assim apoiar a comunidade médica na indicação de pacientes para transplante e identificação dos que poderão beneficiar de terapêuticas alternativas. Com os 17.000€ arrecadados na semifinal, 10.000€ dos quais em numerário e os restantes em serviços de consultoria, a Ophiomics tem agora como meta consolidar a ideia de negócio e robustecer o protótipo que levará à final internacional.

A Ophiomics é uma startup portuguesa de base tecnológica que foi criada em 2015, por José Leal, Joana Cardoso Vaz e o Grupo Germano de Sousa, com o objetivo de desenvolver e disponibilizar soluções de oncologia de precisão. Em 2019, com base em investigação interna da empresa, reposicionam a Ophiomics com um novo modelo de negócio centrado no HepatoPredict, em que Joana Vaz e Jose Leal apostam num mercado global.

Para José Leal, CEO da Ophiomics, “É muito gratificante vermos reconhecida a proposta de valor do HepatoPredict e os anos de esforço e trabalho que dedicámos ao seu desenvolvimento. Acreditamos que a solução fará a diferença e contribuirá, de forma expressiva, para apoiar a comunidade médica na tomada de decisão, para consolidar terapêuticas personalizadas e sobretudo para salvar vidas”. E acrescenta ainda “Temos como objetivo ter o HepatoPredict pronto para entrada no mercado até ao final de 2021 e, neste âmbito, o apoio conquistado com este prémio será fundamental para robustecermos o protótipo e a ideia de negócio em torno do mesmo.”

À semifinal local chegaram os projetos de 13 startups portuguesas nas categorias de “Novos modelos de negócios na economia digital”, “Tecnologias setoriais” e “Biotecnologia e Saúde” (consulte a lista detalhada em baixo), naquela que foi a edição com mais candidaturas, 117 no total. Os projetos foram avaliados por um júri composto por académicos, empreendedores e empresários de reconhecido mérito e competência2, em linha com o que se seguirá na final internacional. 

Os critérios mais valorizados no processo de avaliação foram o nível de inovação, o modelo de negócio apresentado pelos candidatos e a solução final do projeto.

De acordo com António Brandão de Vasconcelos, Chairman da everis em Portugal e trustee da Fundação everis, “A qualidade das soluções apresentadas na 19ª edição dos prémios everis awards mostra-nos, uma vez mais, que temos muitos e bons talentos, investigadores motivados e empenhados em empreender com os resultados da sua investigação. E revela também que há cada vez mais empreendedores apostados em aplicar e elevar o potencial da tecnologia a favor do desenvolvimento e qualidade do setor da saúde, e isso só pode ser visto com muita satisfação e orgulho, em particular no atual contexto que vivemos.”

Este ano, a final internacional vai realizar-se num formato inteiramente virtual, dadas as condicionantes impostas pela pandemia Covid-19. Em 19 anos de história em que a iniciativa se realiza, destacam-se dois primeiros lugares e duas menções honrosas para startups portuguesas nos últimos cinco anos.

Os prémios everis awards vêm, desta forma, reforçar a crença da Fundação everis de que a inovação e o empreendedorismo terão um impacto inquestionável na forma como irão ajudar as sociedades e o planeta a ultrapassar os desafios impostos por uma crise sem precedentes, como a pandemia Covid-19. A iniciativa espelha, ainda, a aposta da Fundação everis na promoção da inovação e do empreendedorismo nacionais, através do desenvolvimento de soluções de negócio inovadoras de base tecnológica.

Fonte: 
Lift Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Ophiomics