Gonçalo Borges é um dos fundadores da Associação Portuguesa de Traumatologia do Desporto

OPFC – Clínica Médica do Porto reforça equipa de fisioterapia com especialista na área de Medicina Física e de Reabilitação Desportiva

O conceituado especialista portuense em Medicina Física e de Reabilitação, Gonçalo Borges, acaba de integrar a equipa médica da OPFC – Clínica Médica do Porto. Formado em Medicina, pela Faculdade de Medicina do Porto, com especialidade em Medicina Física e de Reabilitação, o fisiatra possui uma vasta carreira clínica, científica e académica na área da Reabilitação Desportiva, com destaque para o tratamento de patologias do ombro, joelho e tornozelo.

Com uma carreira dedicada à investigação e à partilha de conhecimento, o médico fisiatra foi um dos Fundador da APTD - Associação Portuguesa de Traumatologia do Desporto, organização na qual é, atualmente, Secretário-Geral. É enquanto médico, docente e investigador que mantém uma forte ligação a inúmeras organizações nacionais como a Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, na qual preside à Secção de Musculo Esqueléticos, a Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva, a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e a Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPATD), entre outras.

A nível internacional integra importantes organizações como a International Society of Physical and Rehabilitation Medicine, a European Society of Physical and Rehabilitation Medicine e a European Society for Shoulder and Elbow Rehabilitation (EUSSER).

A par da Medicina, Gonçalo Borges possui uma forte ligação ao mundo académico enquanto docente da Faculdade de Medicina do Porto e da Faculdade Fernando Pessoa, onde lecciona áreas específicas relacionadas com a reabilitação de membros superiores.

Apaixonado por desporto, em especial pela modalidade de Rugby, o médico portuense encontra-se ligado à Federação Portuguesa de Rugby, na qual é Membro da Direcção e do Conselho Geral e à Associação de Rugby do Norte, à qual preside.

Além de autor de múltiplas comunicações orais e mesas redondas em Congressos e Seminários nacionais e internacionais sobre temas relacionados com a Reabilitação Desportiva, é autor de inúmeros capítulos de livros dedicados à temática do Joelho, Ombro e Traumatologia Desportiva.

Atualmente é Diretor de Serviço de Fisiatria do Hospital da Prelada, atividade que mantém a par das consultas na OPFC – Clínica Médica do Porto, na Avenida da Boavista, nº 4183, no Porto.

Gonçalo Borges junta-se à equipa da OPFC com a convicção que é importante promover uma maior multidisciplinaridade dos cuidados médicos, “a prevenção das lesões no desporto e a reabilitação são duas importantes áreas que mais têm evoluído na Medicina Desportiva, não só pela generalização da prática desportiva como também pelo crescente papel que a Medicina Desportiva tem revelado ter na prevenção de doenças cardiovasculares, metabólicas, neoplásicas, psiquiátricas entre outras”.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.