Coronavírus

OMS não declara, para já, emergência internacional

A Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou ontem, que o novo coronavírus, com origem na China, não vai ser declarado como uma emergência global de saúde pública - pelo menos, para já.

A notícia avançada pelo Jornal I dá conta da decisão tomada em Genebra, na Suíça, depois de não se ter chegado a nenhuma conclusão, durante a reunião agendada para esta 4ª feira, o que obrigou a prolongar o encontro, convocado pela OMS, por mais um dia.

Assim, esta 5ª feira, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, esclareceu que há provas de que a transmissão acontece de pessoa para pessoa, apesar de não haver provas de que isso ocorre de forma sustentada, ou seja, de que existe uma espécie de cadeia de transmissão que vai dando origem a casos secundários ou terciários.

A organização garantiu ainda que o Governo chinês está a agir da forma correta, em termos de medidas de prevenção, que já passam por fazer uma triagem nos aeroportos. Através de um sistema sensorial, é medida a febre dos viajantes enquanto estes se deslocam pelo aeroporto.

De acordo com as últimas notícias, o número de mortes provocadas por coronavírus subiu para 26 e o número de doentes infetados aumentou para 830, tendo já sido detetados casos em Macau, Tailândia, Taiwan, Hong Kong, Coreia do Sul, Japão, Vietname, Singapura e Estados Unidos.

 

 

Fonte: 
Jornal i
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock