Em risco acrescido de desenvolver formas graves da doença

OMS inclui grávidas na lista de prioridades para vacinação Covid

As mulheres grávidas e as crianças que sofrem de doenças crónicas devem ser prioritárias para receber vacinas contra a Covid-19, recomendou o Grupo Consultivo Estratégico de Peritos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Depois de analisar a situação atual da doença, este grupo, que aconselha o uso de vacinas na atual crise de saúde, decidiu incluir estes dois grupos na lista de doentes prioritários, que já incluía idosos, profissionais de saúde e adultos com doenças crónicas.

A inclusão de mulheres grávidas e crianças com doenças crónicas deve-se ao facto de terem sido encontradas provas de que estão em risco acrescido de contrair formas graves de Covid-19 se estiverem infetadas com coronavírus.

No caso das grávidas, os estudos sugerem também que existe um risco acrescido de os seus recém-nascidos precisarem de cuidados intensivos após o parto se contraírem a doença.

O grupo de peritos analisou igualmente a possibilidade de colocar mulheres lactantes nesta lista de prioridades, embora por enquanto considere que não há provas de que estejam em risco acrescido de desenvolver formas graves de Covid-19.

O grupo recomenda ainda que não deixem de amamentar após a vacinação.  

De salientar, que a OMS refere que esta lista de prioridades deve ser utilizada, sobretudo, nos países com um fornecimento muito limitado de vacinas.

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay