B.1.617 ainda está a ser estudada

OMS diz que variante da Covid-19 na Índia é uma "preocupação global"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a variante do novo coronavírus, encontrada pela primeira vez na Índia no ano passado, como uma "variante da preocupação global".

Segundo a OMS, esta variante - a B.1.617 - é mais transmissível que as outras até aqui estudadas, tendo-se já espalhado por mais de 30 países.

Uma mutação é elevada de uma "variante de interesse" para uma "variante de preocupação" (COV) quando mostra provas de que cumpre pelo menos um de vários critérios, incluindo a transmissão fácil, doenças mais graves, neutralização reduzida por anticorpos ou redução da eficácia do tratamento e vacinas.

A Índia registou 366.161 novas infeções e 3.754 mortes na segunda-feira, abaixo dos picos recorde. Os peritos dizem que os números reais podem ser muito mais altos do que os reportados.

Para já, a OMS diz que as vacinas atuais continuarão a ser eficazes contra a variante indiana, embora o chumbo técnico da OMS venha mostrar que pode haver alguma evidência de "neutralização reduzida".

 

Fonte: 
BBC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay