OMS avisa que ser endémica significa que a Covid-19 “vai ficar aqui para sempre"

"As pessoas falam de pandemia versus endemia, mas a malária é endémica, tal como o VIH, e estas doenças matam centenas de milhares de pessoas, por isso, endémica não é uma coisa boa, só significa que vai ficar aqui para sempre. Temos é de chegar a baixos níveis de incidência da doença, com um máximo de pessoas vacinadas para que ninguém tenha de morrer de Covid-19", disse o diretor de emergências de saúde da OMS, Mike Ryan.
"Será o fim da emergência de saúde, o fim da pandemia", explicou, numa conversa com outros especialistas do setor farmacêutico e da sociedade civil no âmbito da Agenda de Davos, evento virtual organizado pelo Fórum Económico Mundial.
Ryan, que está à frente da equipa que luta para acabar com a pandemia na OMS, enfatizou que o mundo não será capaz de acabar com o vírus, uma vez que se tornou pandemia e "vai tornar-se parte do ecossistema", mas o que pode ser deixado para trás é a emergência de saúde internacional que a Covid-19 causou.
"A questão (a resolver) são as mortes e as hospitalizações, é a alteração da nossa vida social, económica e política, esta é a tragédia. O vírus é apenas um veículo, o que temos de considerar é como é que a sociedade reagiu a ele, com desigualdades no acesso aos cuidados de saúde e desigualdades sociais", disse.