Variante "mu"

OMS analisa uma nova variante do coronavírus detetada na Colômbia

Cientistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) estão a analisar uma nova variante do coronavírus, batizada como "mu", identificada pela primeira vez em janeiro na Colômbia, informou a instituição.

A variante B.1.621, de acordo com a nomenclatura científica, permanece classificada como uma "variante de interesse", refere a OMS no seu boletim epidemiológico semanal sobre a evolução da pandemia, publicado na noite desta terça-feira.

A variante tem mutações que podem indicar um risco de "fuga imune" ou resistência às vacinas, sendo necessários estudos adicionais para compreender as suas características, adiantou a organização.

Todos os vírus, incluindo o SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, sofrem mutações ao longo do tempo e a maioria das mutações têm pouco ou nenhum impacto nas características do vírus.

No entanto, algumas mutações podem afetar as propriedades do vírus e influenciar, por exemplo, a sua capacidade de propagação, a gravidade da doença que causa ou a eficácia das vacinas, medicamentos ou outras medidas para o combater.

 

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay