58,5% dos casos globais

Ómicron já é a variante dominante no mundo

A variante ómicron, que há duas semanas só tinha sido detetada em 1,6% dos casos globais analisados em laboratórios, já está presente em 58,5% dessas análises, pelo que ultrapassou a variante Delta tornando-se dominante a nível mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O relatório epidemiológico semanal publicado pela OMS mostra que das mais de 357.000 análises realizadas pela rede global de laboratórios GISAID, nos últimos 30 dias, mais de 208.000 indicavam a infeção pela variante de Ómicron.

Apenas 147.000, ou seja 41% diziam respeito à variante Delta, que há semanas ainda concentrava 96% dos casos e era a principal estirpe dominante durante grande parte de 2021.

O relatório sublinha ainda que a variante Ómicron é capaz de "fugir à imunidade", uma vez que existe transmissão mesmo entre pessoas vacinadas e pessoas que já tinham ultrapassado a doença e que tinham desenvolvido anticorpos.

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay