Redução de pólipos e melhoria de sintomas

Omalizumab recebe parecer positivo para tratamento da rinossinusite crónica com polipose nasal

O Comité de Produtos Medicinais para Uso Humano da Agência Europeia de Medicamentos (CHMP/EMA) emitiu opinião positiva recomendando a aprovação de omalizumab como terapêutica complementar aos corticosteroides intranasais (CIN) para o tratamento de adultos (≥18 anos de idade) com rinossinusite crónica com polipose nasal grave (RSCcPN), para os quais a terapêutica com CIN não proporciona um controlo adequado da doença.

Se aprovada esta nova indicação, omalizumab será o primeiro tratamento para a polipose nasal que foi desenhado para identificar e bloquear especificamente a imunoglobulina E (IgE), o que contribui a reduzir a dimensão dos pólipos nasais (conforme definido pelo NPS) e a melhorar os sintomas. A Comissão Europeia analisa a recomendação do CHMP e, geralmente, emite a sua decisão final  dois meses após a opinião positiva.

“Os doentes com rinossinusite crónica com polipose nasal sofrem de sintomas persistentes como a congestão nasal, dor facial, perda do olfato e paladar, dificuldade em respirar e problemas de sono, o que pode prejudicar significativamente a sua qualidade de vida. Infelizmente, muitos doentes continuam a apresentar sintomas, apesar do tratamento padrão e de múltiplas cirurgias sinusais”, diz o Professor Philippe Gevaert, do Laboratório de Pesquisa das Vias Aéreas Superiores, Departamento de Otorrinolaringologia, Hospital Universitário de Ghent, Ghent, Bélgica.

“Omalizumab foi concebido especificamente para identificar e bloquear a imunoglobulina E (IgE), a qual constitui um elemento-chave na cascata inflamatória; se aprovada esta nova indicação, fornecerá aos doentes, aos quais os corticosteróides intranasais não proporcionam um controlo adequado da doença, uma opção de tratamento que demonstrou melhorar tanto os sintomas como a qualidade de vida.” 

A opinião positiva do CHMP baseia-se nos resultados dos estudos de Fase III POLYP 1 e 2, publicados no Journal of Allergy and Clinical Immunology em Junho de 2020. Estes estudos demonstraram que os doentes tratados com omalizumab obtiveram melhorias estatisticamente significativas no NPS médio (POLYP 1: -1,08; p <0,0001, POLYP 2: 0,90; p = 0,014) e na pontuação diária de congestão nasal (NCS; POLYP 1: -0,89; p = 0,0004, POLYP 2: -0,70; p = 0,0017) em comparação com o placebo à semana 24 (objetivos co-primários). Todos os doentes receberam CIN (spray nasal de mometasona) como terapêutica de base. Em ambos os estudos, os doentes tratados com omalizumab demonstraram melhorias significativas no NPS e no NCS desde a primeira avaliação (semana 4), em comparação com o placebo.

Entre os objetivos secundários, foram observadas melhorias no Sino-Nasal Outcome Test-22 - (SNOT-22; uma avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde), no Teste de Identificação de Olfato da Universidade da Pensilvânia (UPSIT), no Total Nasal Symptom Score (TNSS) e no sentido do olfato. Além disso, foram observadas reduções na rinorreia posterior e corrimento nasal (rinorreia anterior). Nos estudos, omalizumab foi geralmente bem tolerado e o seu perfil de segurança foi consistente com estudos anteriores.  

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock