Nanotecnologia

O investimento em tecnologia de saúde em 2020 subiu 47%

O investimento global em saúde prevê-se que atinja os 10 biliões de dólares até 2022, numa trajetória ascendente nos próximos 10 anos, com uma forte aposta inovação disruptiva para proteção e preparação de uma pandemia.

De acordo com um comunicado da World Nano Foundation, “o spin-off desta investigação está também a criar oportunidades para democratizar e descentralizar os cuidados de saúde através de diagnósticos de deteção precoce e terapias de intervenção precoce, e medicina de precisão, tudo pronto para transformar a saúde global e a longevidade humana”.

O recente lançamento de um sub-fundo, criado pelo Fundo de Inovação vetorial (VIF), sediado no Luxemburgo, no valor de 300 milhões de dólares centrado nesta "nova era" da healthtech, e na preparação para o próximo desafio global dos cuidados de saúde, vem mostrar para onde será canalizado o investimento no futuro.

Segundo a Scottish Health Innovations, a aceleração do investimento fez avançar o sector da saúde 10 anos em apenas seis meses, através de novas tecnologias e digitalização baseadas em dados, enquanto as vacinas se desenvolveram a uma velocidade sem precedentes - a investigação e lançamento das vacinas Pfizer e AstraZeneca COVID-19 foram as mais rápidas da história.

“Os testes também melhoraram; os testes de fluxo lateral (LFTs) do maior fabricante do mundo, a Innova Medical, são agora 99,9% precisos, demorando apenas 30 minutos a mostrar resultados e ajudam a identificar novas variantes e a isolar os portadores assintomáticos”, justifica a World Nano Foundation quanto à utilização de nanotecnologia de ponta no combate à pandemia.

No entanto, admite que é fazer muito mais para evitar a repetição da devastação provocada pela Covid-19 e que se traduz, até à data, em 2,74 milhões de mortes; 5,6 biliões de dólares perdidos no PIB global, fora outros problemas de ordem social. Neste último ano os problemas de saúde mental, desemprego e pobreza subiram, enquanto muitas pessoas com doenças em risco de vida não foram diagnosticadas.

“E o mundo ainda não está preparado para outra pandemia. A Covid-19 foi transmitida a partir de animais, e os cientistas sabem agora que dois novos vírus 'zoonóticos' o têm feito todos os anos durante o século passado. No entanto, a Royal Society of Chemistry afirma que apenas 10 dos 220 vírus conhecidos por infetar humanos têm medicamentos antivirais disponíveis para os combater”, refere em comunicado.

Contra essas probabilidades, o presidente executivo da Scottish Health Innovations, Graham Watson, diz que a inovação em cuidados de saúde, o desenvolvimento rápido e a adoção precoce devem tornar-se rotineiros naquilo a que chama um "ecossistema de investimento ideal".

A revista médica The Lancet, que relatou que uma avaliação pré-covid expôs a necessidade de uma produção e distribuição médica mais rápidas durante uma possível pandemia, e comentou: "Um verdadeiro ecossistema de I&D de ponta a ponta deve entregar os produtos necessários às pessoas o mais rapidamente possível, e à escala de uma forma globalmente justa e equitativa."

Fonte: 
World Nano Foundation
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
World Nano Foundation